Analise o seguinte trecho:
"O gênero tem sido uma das diversas formas de classificação social que influência diretamente nas relações do ser humano. Conforme relata Scott (1986), o assunto que envolve as diferenças entre homens e mulheres não relaciona somente com questões sociais, mas também estabelece distribuição de poder e oportunidades. Parte-se do princípio de que a igualdade de gênero, no ambiente organizacional é um componente fundamental da compensação justa.
Por sua vez, seguindo uma tendência mundial, o Brasil tem apresentado um aumento significativo da participação feminina no mercado de trabalho, especificamente na profissão contábil. Conforme o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em 2004 as mulheres representavam 35% dos profissionais com registro profissional, já em 2016 representam 43%".
Agora, avalie as seguintes asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A quantidade de mulheres atuando no mercado de trabalho com registro profissional no Conselho Federal de Contabilidade aumentou no Brasil entre 2004 e 2016.
PORQUE
II. A quantidade de mulheres atuando no mercado de trabalho brasileiro como contadoras ainda é inferior à de homens.
Fonte: SPLITTER , S. E., SILVA , M. Z., & BARBOSA E. T. Desigualdade Salarial na Profissão Contábil em Decorrência do Gênero: Um Estudo à Luz da Violência Simbólica de Bourdieu. São Paulo: Anais do XIV Congresso de Iniciação Científica em Contabilidade – USP, 2017.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
( ) As asserções I e II são proposições falsas.
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é justificativa da I.
( ) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
( ) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Soluções para a tarefa
Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Explicação:
DNM
A asserção I está correta, pois de acordo com o texto o “Brasil tem apresentado um aumento significativo da participação feminina no mercado de trabalho, especificamente na profissão contábil”.
A asserção II também está correta, pois o texto também afirma sobre as mulheres que “em 2016 representam 43%”, ou seja, menos da metade.
No entanto, a asserção II não é justificativa para a asserção I, pois não existe relação de causa e consequência, ou seja, o motivo pelo qual a quantidade de mulheres ainda é inferior à de homens atuando no mercado de trabalho brasileiro como contadoras não é porque houve aumento no número de mulheres com registro profissional.
Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Explicação:
A asserção II não é uma justificativa para a asserção I, pois não existe relação de causa e consequência, ou seja, o motivo pelo qual a quantidade de mulheres ainda é inferior à de homens atuando no mercado de trabalho brasileiro como contadoras não é porque houve aumento no número de mulheres com registro profissional.