ENEM, perguntado por nobregacarneiro4703, 9 meses atrás

Analise o seguinte caso: Pedro Antonio dos Santos, brasileiro, casado, morador de Guarapuava, ao retornar para sua casa após um longo dia de trabalho, se deparou com a seguinte situação: sua esposa e filhos estavam sendo usados como reféns dentro da residência do casal, sob a mira de um revólver e constantes ameaças. Ao notar que sua família estava passando por essa situação, Pedro tentou ajudá-los. Ao chegar até a sala onde estavam, Pedro derrubou o assaltante na tentativa de pegar o revólver. Ao conseguir pegar o revólver, o assaltante tentou reagir e Pedro aproveitou-se do descuido do assaltante e o atingiu com um disparo, ferindo seu joelho esquerdo e fazendo com que ele não pudesse mais se locomover. Com relação ao caso em questão, assinale a alternativa correta:

Soluções para a tarefa

Respondido por melchiadessantana
7

Resposta:

"Em algumas situações previstas pelo Código Penal, o agente (Pedro) não resonderá pela ilicitude do ato por conta da forma que aconteceu. Para tanto poderá ser caracterizado como: "estado de necessidade, legítima defesa ou estrito cumprimento de dever legal ou no exercício regular de direito." Alternativa 2:  Pedro não responderá pelo crime, uma vez que sua família estava em risco, foi constatado que ele agiu em legítima defesa. Já o assaltante responderá por ter entrado na residência da família e a mantido em constante ameaça.

Explicação:

Respondido por josianepoli
1

Resposta:

 Pedro não responderá pelo crime, uma vez que sua família estava em risco, foi constatado que ele agiu em legítima defesa. Já o assaltante responderá por ter entrado na residência da família e a mantido em constante ameaça.

Explicação:

alternativa 2 agiu em legitima defesa, já que sua família estava em risco, então não cometeu crime só se defendeu.

Perguntas interessantes