Analise o processo de divisão celular representado de forma simplificada. A diferença numérica de cromossomos entre o início e o fim desse processo objetiva: *
Imagem sem legenda
Facilitar a duplicação do material genético.
Diminuir o tempo do próximo ciclo celular.
Manter a (ploidia) da espécie.
Favorecer a eliminação de genes indesejáveis.
Impedir o surgimento de trissomias.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Manter a (ploidia) da espécie.
Explicação:
Na imagem é representado as fases da meiose. Nesse tipo de divisão celular, uma célula-mãe (2n) origina quatro células-filhas com metade do número de cromossomos da célula-mãe (n).
É importante lembrar que a meiose é a divisão celular na qual serão originadas as células germinativas (óvulo e espermatozoide). Sendo assim, é preciso que cada uma dessas células possua metade dos cromossomos da espécie, para que quando haja fecundação, a ploidia da espécie seja restabelecida (mantendo o número 2n de cada uma delas).
Melhor dizendo, no início é preciso que os cromossomos estejam duplicados para que ocorra a divisão celular. Posteriormente, ocorrem as divisões da meiose, que promovem: a separação dos cromossomos homólogos (meiose I) e a separação das cromátides-irmãs (meiose II), isso reduz pela metade o número da espécie, o qual será restabelecido com a fecundação e a formação de um zigoto 2n.
Assim: n(óvulo) + n(espermatozoide) = 2n (zigoto)
Se não houvesse a diferença numérica de cromossomos entre o início e o fim desse processo, haveria uma desregulação progressiva na ploidia da espécie, inviabilizando assim a sobrevivência. E, por causa disso, essa diferença objetiva manter ploidia de cada uma delas, oferecendo condições necessárias para que o número 2n de cada espécie seja mantido.