Filosofia, perguntado por emilylindinha33, 6 meses atrás

Analise o excerto seguinte: “Não menos estranho seria fazer do homem feliz um solitário, pois ninguém escolheria a posse do mundo inteiro sob a condição de viver só, já que o homem é um ser político e está em sua natureza o viver em sociedade. Por isso, mesmo o homem bom viverá em companhia de outros, visto possuir ele as coisas que são boas por natureza” (Aristóteles, Política.1973, IX, 9, 1169 b 18/20) A partir do excerto acima, explique porque, para Aristóteles o ser humano é um animal político.

Soluções para a tarefa

Respondido por Lallyee
259

Pois para Aristóteles, o homem possui uma inclinação para a vida em comunidade, conjunto. É um ser que necessita do contato dos outros, ou seja, essa animalidade política é natural dele, e pertence a sua natureza.

Espero ter ajudado, bons estudos! :D


josenircosta068: valeu
leticiax0: ❤️❤️
Respondido por AnthonioJorge
35

Aristóteles acreditava que era da natureza humana o desejo de conviver. Para ele, que defendia que todos os homens buscavam a felicidade, a felicidade passava pela convivência com outros homens.

Em lugar da Ideia do Bem, Aristóteles oferece a felicidade (eudaimonia, que não é o prazer, hedoné), alcançada apenas por meio de uma vida virtuosa. Por isso que a ética aristotélica é chamada de ética das virtudes (areté). Ethos significa comportamento, habito, costumes. Ética aristotélica, portanto, é uma ciência da prática. Você só vai conhecer a coragem sendo corajoso, por exemplo.

A felicidade é a plenitude da realização ativa do homem, no que tem propriamente humano. Sua característica é a de ser autossuficiente, um bem buscado para seu próprio proveito. O bem de cada coisa é sua função própria: a visão o é do olho, a marca, do pé. Aristóteles então pergunta qual é a função do homem em si.

Para ele, segundo a Ética a Nicômaco, é a vida contemplativa, ou teorética, superior à vida dos prazeres e também à vida regida pela poiésis ou à vida prática (política). Mas Aristóteles adverte que para que essa vida teorética seja a felicidade, é preciso que ocupe realmente a vida, “porque uma andorinha só não faz verão”. Ele convida o homem ao hábito da contemplação.

Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/1606151

Anexos:
Perguntas interessantes