Analise o excerto do historiador Perry Anderson:
Foi no campo, é claro, que se originou a crise final da Antiguidade. Enquanto as cidades estagnavam ou minguavam, era na economia rural que aconteceram mudanças de mais longo alcance, pressagiando a transição de um a outro modo de produção. Os limites inexoráveis do modo de produção escravista tinham ficado claros quando as fronteiras imperiais pararam de avançar: foi isso o que precedeu e pavimentou o desarranjo político e econômico do século III [...]
ANDERSON, Perry. Passagens da Antiguidade ao Feudalismo. São Paulo: Editora Unesp, p. 105.
O excerto explicita que um dos principais motivos da crise do império romano foi
Alternativas
Alternativa 1:
a invasão dos povos bárbaros que acelerou o processo de urbanização do Império Romano.
Alternativa 2:
o aumento do cristianismo que combateu o sistema de trabalho escravo que até então sustentava aquela sociedade.
Alternativa 3:
a anarquia militar que possibilitou o enfraquecimento da sociedade e a consequente conquista pelos povos bárbaros.
Alternativa 4:
a crise escravista que se estabeleceu no Império a partir do momento em que as fronteiras imperiais pararam de crescer e consequentemente o número de escravos.
Alternativa 5:
o desarranjo político e social dentro de Roma que levou a abandonar o sistema escravista pelo sistema de servidão o que permitiu a salvação do Império Romano na região da Gália, que futuramente se chamaria Reino Franco.
Soluções para a tarefa
Resposta:
alternativa 4
Explicação:
Com estagnação do avanço das fronteiras por conta das invasões o império ficou sem a fonte de escravos consequentemente o número de escravos pararam de crescer.
De acordo com o texto, o Império Romano teve como um dos principais motivos de seu declínio a crise escravista, instaurada a partir da estagnação territorial romana. Portanto a opção correta é a Alternativa 4.
O Império Romano em crise
Alternativa 1: Incorreta. A invasão dos povos bárbaros na verdade acelerou o processo de dissolução do Império Romano. O texto menciona também que este foi um período de estagnação das áreas urbanas, não de expansão.
Alternativa 2: Incorreta. O cristianismo estava em expansão nesta época, mas nenhuma religião teve o papel de combater o escravismo instituído. A crise escravista foi motivada por outros fatores.
Alternativa 3: Incorreta. O texto não menciona questões militares, apenas os desarranjos políticos e econômicos da crise.
Alternativa 4: Correta. Baseando-se no texto, é possível compreender que o crescimento da economia do Império, baseada no escravagismo agrícola no passado, estava atrelado à expansão territorial. Ou seja, quando os romanos tiveram de parar de invadir territórios estrangeiros para escravizar sua população, o potencial de trabalho e crescimento dentro do Império estagnou.
Alternativa 5: Incorreta. O Reino Franco teve origem justamente com a tribo bárbara dos Francos. Ou seja, esse reino não é uma continuação ou salvação do Império Romano.
Saiba mais sobre a crise do Império Romano em https://brainly.com.br/tarefa/5056537
#SPJ2