Analise o excerto abaixo:
Muitas vezes, vivemos situações em que o mesmo texto é entendido de modo diferente por pessoas diferentes. Quando concordamos que não se trata de um texto ambíguo ou mal escrito, ficamos surpresos como algo escrito “tão claramente” possa gerar compreensões tão distintas. Porém, isso ocorre porque o texto não traz seu significado prontamente disponível para ser “captado” pelo leitor. Isto é, discordâncias quanto ao que o “texto quer dizer” acontecem porque pessoas diferentes interagem com um mesmo texto de modos distintos.
Apesar de enfatizarmos que, a compreensão decorre desse diálogo entre o autor do texto e o leitor, vale frisar que não podemos construir qualquer significado ignorando ou distorcendo informações explicita ou implicitamente colocadas no texto. Em outras palavras, o trabalho de formação de um leitor ativo, que processa o texto e traz para o ato de leitura seus conhecimentos, experiências e esquemas prévios, deve considerar a distinção fundamental entre o que foi efetivamente escrito pelo autor e quais são as nossas expectativas, crenças e opiniões pessoais. A escola deve, portanto, viabilizar espaços para que o leitor desenvolva a capacidade de distinguir entre esses dois pólos e possa, consequentemente, confrontá-los. (BRANDÃO, 2006, p. 62)
Fundamentando-se na leitura do excerto apresentado, analise as seguintes assertivas quanto à VERACIDADE – V para verdadeiro e F para Falso:
I. Diferentes interpretações de um texto bem escrito são possíveis, pois a atribuição de sentidos ao texto por meio da leitura implica a interação entre o conhecimento de mundo do leitor e o conteúdo do texto em questão.
II. Tendo em vista que o processo de leitura envolve a interação das experiências e conhecimentos do leitor com o texto, todas as interpretações são possíveis.
III. O trabalho de significação envolve captar o significado construído pelo autor do texto, sem que ocorram desvios na interpretação.
IV. O leitor ativo tem a capacidade de relacionar suas experiências ao que encontra nos diferentes textos com os quais tem contato. Por meio desse diálogo, ele constrói um processamento do texto único, porém coerente com os sentidos pretendidos pelo autor do texto.
As assertivas I, II, III, e IV são, respectivamente:
a.
F, V, V, V
b.
V, F, F, F
c.
V, F, F, V
d.
V, V, V, F
e.
F, F, F, V
adonissafo:
METODOLOGIA DO PORTUGUES QUE CONHECER PROFESSOR DESTA AREA AJUDE
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
V F F V
Explicação:
Fiz com auxílio do material da disciplina e acertei.
Perguntas interessantes
Contabilidade,
5 meses atrás
Geografia,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Português,
5 meses atrás
História,
5 meses atrás
Inglês,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás