Administração, perguntado por malucomin, 1 ano atrás

Analise o excerto abaixo, extraído do livro texto e depois responda o que é proposto.


“Foi no grosso caldo da cultura hebraico-cristã, prevalente nos séculos XVI e XVII, que a ciência moderna foi concebida. Descartes (1596-1650), um dos promotores do pensamento científico moderno, permitia que sua fé se fizesse presente em seus escritos científicos, declarando sua crença em Deus e na inspiração divina para seu trabalho (DESCARTES, 2009). Soberana em seu poder, a igreja católica romana incluía sob seu domínio os ensinamentos de ciência. Pressentindo o poder preditivo das hipóteses científicas, a igreja relutou em acatar “profecias científicas”. Embora viesse mais tarde a reconhecer-se equivocada, tanto na condenação de Galileu (1564-1642) como na resistência à teoria darwiniana da evolução (HESS, 2003; HEWLETT, 2003), esses fatos tornaram-se de conhecimento geral e profundamente estudados. Todavia, no caso Galileu, mais importante que a troca de lugar da terra com o sol foi a mudança de paradigma na forma de produção do conhecimento. Para estudiosos do tema, Galileu passou da observação à elaboração de modelos teóricos. Explicar com modelos era privativo da igreja, e não dos pesquisadores. Assim, não foi a “mudança da teoria da natureza” que gerou o conflito com Galileu, mas a mudança “na natureza da teoria” (BARBOUR, 2000). Atualmente, os próprios teólogos trabalham com a elaboração de modelos teóricos na interface ciência e religião. (MURPHY, 2003)



A partir do que está exposto acima, podemos concluir que:



I – ciência e religião, fé e pensamento científico são dois campos incompatíveis, que não podem ser encontrados ou desenvolvidos num mesmo indivíduo, pois são conhecimentos contraditórios em si mesmos, ou seja, excludentes.

II – conhecimentos e estudos científicos não encontraram espaço dentro da igreja cristã medieval, pois o pressuposto da época era de que só poderia existir um conhecimento válido e um só paradigma para a explicação dos fenômenos naturais, ou seja, a Bíblia Sagrada.

III – o diálogo entre ciência e religião precisa ocorrer a partir de modelos teóricos que considerem a interface desses dois campos do conhecimento humano. O próprio reconhecimento da igreja de que a condenação de Galileu foi um erro é uma mostra de que posturas radicais e fundamentalistas são mais suscetíveis aos equívocos conceituais.


É correto o que se afirma em:

A- APENAS I e II
B- APENAS II e III
C- APENAS I
D- APENAS II
E- APENAS III

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
26

A alternativa E) é a correta.

O conhecimento teológico surge com base na inspiração, no achismo ou nas ideias mitológicas e fictícias de que exitem seres ou coisas metafisicas que podem, estão ou fizeram contato com o mundo físico.

O conhecimento empírico é um conhecimento real para algumas pessoas pois ele surge como resposta para algo.

O conhecimento cientifico surge como resultado da reflexão e pesquisa sobre diversos assuntos, ele surge com base em testes de hipóteses.

Perguntas interessantes