História, perguntado por mo6589816, 10 meses atrás

- Analise o discurso de Antônio Conselheiro, em Canudos, em 1890: “(...) a república é o ludibrio [zombaria ou desprezo] da tirania para os fiéis (...) e por mais ignorante que seja o homem, conhece que é impotente o poder humano para acabar com a obra de Deus (...). O presidente da república, porém, movido pela incredulidade que tem atraído sobre ele toda sorte de ilusões, entende que pode governar o Brasil como se fora um monarca legitimamente constituído por Deus; tanta injustiça os católicos contemplam amargurados.” Prédica “Sobre a república” Apud Jacqueline Hermann. Religião e Política no Alvorecer da República In: O Brasil Republicano. Volume 1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006, p. 147-148. a) INDIQUE a crítica central que o documento apresenta ao governo republicano. b) IDENTIFIQUE um grupo social e sua principal motivação para se fixar em Canudos.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
96

A - O documento tem como ponto central a ideia de que a República, em especial a República do Brasil, era contrária aos interesses de Deus, sendo uma espécie de "desrespeito" aos planos divinos, já que haviam deposto o Monarca (que Conselheiro via como escolhido por Deus).

B - O principal grupo a se fixar em Canudos foi o dos camponeses, que lá viram uma oportunidade de fugir da tirania dos latifundiários e poder plantar e colher em terras comunais,  tendo se tornado rapidamente a segunda maior cidade, em números populacionais, da Bahia da época.

Perguntas interessantes