Analise o caso que se segue:
Onofre, homem, 50 anos, foi vítima do golpe do bilhete, o que acabou acarretando um prejuízo que o levará a falência. Deste este evento começou a interpretar tudo o que lhe acontecia ruim. Sua esposa foi embora e pediu o divórcio. Onofre alegava que “devido à ‘concorrência’ e ao jogo do bicho, que sempre que saia o número 17, eu ganhava mais alguns quilos”. Era isso que o deixou feio, e por isso que sua esposa teria ido embora. Sempre que alguém lhe oferecia pão ele dizia ser do Outro da Esposa que sempre dava um jeito de agredi-lo.
Esse tipo de psicopatologia é definido por qual das afirmações:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Texto da questão
Analise as afirmações a seguir:
I – Podem ocorrer em qualquer modalidade sensorial (por ex., auditivas, visuais, olfativas, gustativas e táteis).
II – São crenças errôneas, habitualmente envolvendo a interpretação falsa de percepções ou experiências.
III – Rebaixamento do humor, redução da energia e diminuição da atividade.
IV – Misto de sinais e sintomas característicos que estiveram presentes por um período de tempo significativo durante 1 mês (ou por um tempo menor, se tratados com sucesso), com alguns sinais do transtorno persistindo por pelo menos 6 meses.
V – Alternância de longos períodos depressivos com manias é a tônica dessa patologia.
Agora analise o caso que se segue:
Onofre, homem, 50 anos, foi vítima do golpe do bilhete, o que acabou acarretando um prejuízo que o levará à falência. Desde esse evento, começou a interpretar tudo o que lhe acontecia como ruim. Sua esposa foi embora e pediu o divórcio. Onofre alegava que, “devido à ‘concorrência’ e ao jogo do bicho, que sempre que saía o número 17, eu ganhava mais alguns quilos”. Era isso que o deixou feio, e por isso que sua esposa teria ido embora. Sempre que alguém lhe oferecia pão, ele dizia ser do Outro da Esposa que sempre dava um jeito de agredi-lo.
Esse tipo de psicopatologia é definido por qual das afirmações?
Escolha uma:
a. I.
b. I e II.
c. II.
d. III.
e. I e III.
Explicação:
II – São crenças errôneas, habitualmente envolvendo a interpretação falsa de percepções ou experiências. CORRETA