Analise o caso (fictício) a seguir e responda à questão indicando a alternativa correta, de acordo com os materiais estudados nesta semana. A diretora Florisbela é muito querida pela comunidade escolar, em especial pelos responsáveis, participantes da equipe gestora e alunos. Entre os professores, ela tem os seus preferidos e sutilmente os protege quando erram, entendendo que os laços de amizade e solidariedade são os que potencializam a sua gestão, que ela supõe participativa. Além disso, a função de coordenação pedagógica nesta dada rede municipal é ocupada de acordo com a indicação da direção e a diretora nomeou uma professora que não inspira liderança nos demais professores, mas sempre lhe deu carona para a escola e se colocava à disposição para resolver qualquer demanda no aspecto tecnológico ou burocrático-administrativo. Dessa forma, indique verdadeiro (V) ou falso (F) para as afirmativas a seguir, buscando analisar a percepção e a ação da diretora Florisbela, de acordo com os estudos sobre Gestão Participativa e PPP: A compreensão que a diretora possui do valor solidariedade na participação fere diretamente o valor da ética. A proximidade pessoal que a diretora possui com dados professores é a forma mais indicada para conquistar adesão à participação em uma gestão democrática. Ao indicar uma profissional que a favorece pessoalmente e não às demandas da escola, a diretora não se compromete com o espírito de coletividade necessário à participação. Os professores e profissionais que não fazem parte do círculo de amigos da diretora podem sentir-se avaliados com mais rigor, desequilibrando a consciência de coletividade que outrora possuíram. A maturidade social do grupo se manterá inabalável, mesmo que haja um protecionismo por parte da diretora em relação a alguns profissionais que lhe são caros.
Soluções para a tarefa
Resposta:
(V) A compreensão que a diretora possui do valor solidariedade na participação fere diretamente o valor da ética.
(F)A proximidade pessoal que a diretora possui com dados professores é a forma mais indicada para conquistar adesão à participação em uma gestão democrática.
(V) Ao indicar uma profissional que a favorece pessoalmente e não às demandas da escola, a diretora não se compromete com o espírito de coletividade necessário à participação
(V)Os professores e profissionais que não fazem parte do círculo de amigos da diretora podem sentir-se avaliados com mais rigor, desequilibrando a consciência de coletividade que outrora possuíram.
(F)A maturidade social do grupo se manterá inabalável, mesmo que haja um protecionismo por parte da diretora em relação a alguns profissionais que lhe são caros.
Explicação: