Administração, perguntado por JulianaaGoncaalves, 1 ano atrás

Analise o “case” a seguir:

A Quimix atua na área químico-farmacêutica, é classificada como empresa de grande porte, tanto em função de seu faturamento, quanto do número de funcionários, são 1500. Também pode ser considerada como uma empresa tradicional, por conta do tempo de mercado, atua há mais de 50 anos no Brasil e mantém políticas e práticas com poucas modificações durante esse tempo. Além disso, em seu quadro 80% dos funcionários tem na empresa seu primeiro e único emprego, que mantem alto comprometimento e dedicação com a empresa. Por sua vez, a organização trata os colaboradores como “filhos”, que precisam ser monitorados e auxiliados o tempo todo.

Nos últimos 10 anos a empresa vêm sentindo as mudanças no mercado em que atua, especialmente a perda de competitividade, por seus baixos índices de produtividade e qualidade. Nesse contexto, a empresa vem se questionando sobre o estilo de gestão que possui e pensando em promover mudanças.

Deu início, a uma série de seminários aos gestores das principais áreas da organização, onde foram abordados o cenário atual do mercado e do segmento, bem como discutidos os resultados da empresa nos últimos 5 anos. A partir desse trabalho, os gestores foram orientados a identificar os desafios que a empresa enfrenta e propor estratégias para enfrentá-los.

Analise a figura a seguir:

Com base nessas informações (case e figura), faça o que se pede nos itens a seguir:

Identifique e conceitue o tipo de mudança a organização mostra estar empreendendo (radical, gradual ou sustentável).
Analise se o processo apresentado pode ser considerado como uma forma de diagnóstico organizacional.
Identifique e explique o que caracteriza o método de coleta de dados que foi utilizado nesse caso.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por BiaBomfim
30
Olá ,


O Diagnóstico Organizacional é a ação de identificar, examinar e verificar onde estão os acertos e erros de uma organização, pode ser realizado um diagnóstico geral ou departamentalizado.

O caso da empresa pode ser considerado uma forma de diagnóstico, já que estão sendo detectados os problemas, serão examinados e analisados e servirão de base para tomadas de decisões futuras.

Ao que tudo indica essa mudança está sendo gradual, de modo que não houveram ações radicais por parte dos gestores.

Espero ter ajudado!
Respondido por tamyresdejesus
9

1. O tipo de mudança que a organização mostrar estar empreendendo é uma mudança radical. Esse tipo de mudança se caracteriza por um questionamento sobre as ideias que antes eram aceitas e tidas como norteadoras, desenvolvendo também novas estratégias de atuação e gestão. Normalmente, com essa mudança radical a empresa ganha uma cara totalmente nova, como se estivesse sob nova direção.

2. Sim, o processo apresentado é uma forma de diagnóstico organizacional, visto que estes se tratam de um levantamento dos dados de uma empresa para posterior análise da sua eficiência. Isto é bem perceptível no case já que a empresa em questão identificou os problemas potenciais e existentes e propôs uma forma de resolvê-los.

3. O método de coleta de dados utilizado nesse caso foi a revisão história ou método histórico, já que diversos seminários sobre o histórico da empresa foram propostos a fim de relacionar a teoria com a prática.

Leia mais sobre mudanças organizacionais em:

https://brainly.com.br/tarefa/18368968

https://brainly.com.br/tarefa/18753834

Anexos:
Perguntas interessantes