Português, perguntado por eurebeca18, 1 ano atrás

. Analise, nos dois períodos, as relações sintático-semânticas que as orações destacadas estabelecem com suas respectivas orações principais. •Arthur saiu da sala de aula justamente no momento em que Lucinha, sua paixão secreta, descia a escada para o pátio. •0 gerente sempre agiu como se fosse ele o dono da empresa. Agora assinale a alternativa que classifica corretamente as orações destacadas: a) adverbial temporal - adverbial comparativa. b) adverbial temporal - adverbial final. c) adjetiva restritiva - adverbial comparativa. d) adverbial temporal - adverbial condicional. e) adjetiva restritiva - adverbial condicional.

Soluções para a tarefa

Respondido por eulucioaraujo
121

Olá!


⦁ Arthur saiu da sala de aula justamente no momento em que Lucinha, sua paixão secreta, descia a escada para o pátio.


⦁ O gerente sempre agiu como se fosse ele o dono da empresa.


Na primeira oração, a expressão "justamente no momento" nos sinaliza que a informação trata da especificação de tempo em que ocorreu o acontecimento.


Porém, a frase destacada é "em que Lucinha, sua paixão secreta, descia a escada para o pátio". Na frase, "em que" possui sentido de "no qual".


Portanto, trata-se de uma oração subordinada adjetiva restritiva.


Na segunda oração, "como se ele fosse o dono da empresa" compara o comportamento do gerente ao comportamento do dono de uma empresa.


Logo, trata-se de uma oração subordinada adverbial comparativa.


Resposta: C) adjetiva restritiva - adverbial comparativa.


Espero ter ajudado, um abraço! :)

Perguntas interessantes