análise literáriado livro OURO NA CABEÇA Bibliografia e dados do livro: a) Nome do livro; autor; editora; ano de publicação. b) dados biográficos do autor. Análise do enredo: a) Quais os temas abordados no livro lido? b) Apresente a organização da narrativa – o início, meio e fim. Caso tenha outra ordem, explique a sequência utilizada pelo autor. Lembre-se é necessário destacar os capítulos para justificar as partes analisadas. c) Quais são os principais conflitos da narrativa? Elabore sua resposta narrando os trechos de conflitos. Análise do foco narrativo: a) Quem conta a história? Justifique com pelo menos três trechos da narrativa. b) O narrador conversa com o leitor? Aproveite para indicar este trecho. c) Que tipo de narrador possui – narrador-personagem ou narrador-observador? Justifique Análise do tempo: a) Quando ocorre a história? Aponte trechos que justifiquem este tempo. Lembre-se não é necessário local, data e ano para nos situarmos no tempo. b) O tempo é cronológico ou psicológico? Justifique com trechos. c) Pensando na época em que a história se passa, é possível saber qual o contexto histórico retratado no livro? Justifique. d) Há algum uso especial do tempo – como, por exemplo, flashbacks. Se a resposta for positiva, justifique com um trecho do livro. Análise do espaço: a) Onde se passa a história? O autor descreve com detalhes este local? Justifique sua resposta com trechos da narrativa. b) Há lugares privilegiados? Se a resposta for positiva, justifique com um trecho do livro. c) Como o lugar é descrito? Existe apoio de ilustração? Análise das personagens: a) Quais são as personagens principais da história? Aponte a descrição física utilizada pelo autor. Faça uma lista detalhada. b) Há personagens secundários? O narrador os descreve? Como são? c) Existe análise psicológica das personagens? Se a resposta for positiva, justifique com um trecho do livro. Comentário final: a) Qual a mensagem apreendida? Justifique. b) Aproveite para pesquisar se existe algum personagem que tenha sido inspirado em outra narrativa e/ou filme. Lembre-se que você pode compará-los com personagens de outros gêneros literários. Sua resposta deve ser justificada com a fonte de pesquisa. c) Você notou alguma semelhança com a realidade de nosso cotidiano? Caso a resposta seja positiva justifique com um trecho do livro.
Preciso disso até terça plsss
Soluções para a tarefa
Resposta:
tem imagens do texto amigo(a)
1. Análise do enredo.
a) Quais os temas abordados no livro? Apresente organização da narrativa - início, meio e fim. Se tiver outra ordem (não-linear), explique a sequência utilizada pelo autor. Destaque trechos do livro que justificam sua resposta.
Os temas abordados no livro são: a precariedade econômica; o trabalho escravo; a vivência nas ruas; o preconceito contra a população marginalizada; e o analfabetismo. A organização da narrativa é feita a partir de onze capítulos narrados pela visão do narrador-personagem Marílio os quais, individualmente, apresentam um momento marcante da vida do mesmo. Aliás, é válido destacar que esses episódios são apresentados em uma ordem linear.
A estrutura do livro, basicamente, pode ser entendida da seguinte forma: no início, a narrativa já contextualiza-se como simples, sensível e baseada em um relato oral sobre os dramas vividos por um indivíduo sem nome, que sai de um quilombo escondido, na sua terra de nascimento, situado em uma serra também sem nome - isso, visto que ele vivia em um sítio chamado popularmente de Furna dos Crioulos - e segue em busca da realização do seu maior sonho, que é aprender a ler; no meio, ele percebe que esse então tesouro só será obtido ao passar, de acordo com trechos do livro, “uma vida inteira” para descobrir, visto que ele teve de circular por várias partes do Brasil em busca de alguém que o alfabetizasse, passando por situações reais de escravidão, dor, perigo, desfeita e tristeza; no final, em um lugar ignorado, “onde o olho desprevenido só vê miséria e tristeza”, Marílio da Conceição (nome pelo qual se denominou) encontra-se na presença de uma velha mendiga, a chamada Naná, que dorme numa calçada e ensina a ele como ler e a escrever.
b) Quais os principais conflitos da narrativa? Elabore sua resposta narrando trechos de conflitos.
Os principais conflitos da narrativa podem ser entendidos, a partir da passagem em que Marílio chega ao acampamento de extração de madeira, conforme o trecho: “Isso era um tal de Coxo, que tinha a perna troncha e mandava em tudo ali. Agarrou-me como um saco, me arrancou do caminhão e me despejou no chão, por cima da peãozada que estava ali, estatelada, sem força pra se mexer”. Em um outro conflito, percebe-se a fuga do local, por parte do protagonista, entendida a partir do trecho: “Embrenhei-me pela mata no rumo daquelas vozes, sabendo que, se era um bando de gente viva como eu, por certo eu ia indo pra onde havia mais gente [...]”.
2. Análise do foco narrativo.
a) Quem conta a história? Justifique com pelo menos três trechos da narrativa.
Quem conta a história, narrada em primeira pessoa, é o protagonista sem nome, sem família e com poucas informações sobre sua origem. Tal fato pode ser explicado pelos trechos: “Nasci e cresci sem nome, num lugar bem escondido que não se acha no mapa, e vivi por muito tempo sem ter nome de respeito”; “Pra explicar quem eu sou, tem de fazer um arrodeio”; e “Nasci sem nome, como a serra que me guardava, porque nunca tive pai que algum nome me desse, e ali não passou um padre que, em Jesus, me batizasse”.
b) O narrador conversa com o leitor? Comente sua resposta.
Sim, o narrador conversa com o leitor, visto que ele, com uma linguagem coloquial, estabelece um contato com a audiência - esta que, neste caso, é caracterizada por ser cada leitor.
c) Qual o narrador de “Ouro dentro da cabeça”? Narrador-personagem ou narrador-observador. Justifique sua resposta.
O narrador de “Ouro dentro da cabeça” é um narrador-personagem, visto que ele conta a sua história, além de ser em primeira pessoa, participando dos acontecimentos narrados e dos fatos transcorridos.
3. Análise do espaço.
a) Onde se passa a história? O autor descreve com detalhes os locais da história? Justifique com um trecho.
A história se passa - ou seja, onde é relatada - em uma praça da cidade grande. Sim, o autor descreve com detalhes o local da história, o qual pode ser justificado pelo trecho:
• “Todo aquele pessoal, fosse da rua ou da obra, começou a insistir que era pra eu criar coragem e ir na praça contar. Acabei me convencendo e por isso aqui estou:
– Vim contar a minha vida, pra quem quiser conhecer a história de um lutador que correu sérios perigos, andou o Brasil inteiro, tentando achar um tesouro nem de prata nem de ouro: de coisa mais preciosa”.
[O limite máximo de caracteres deixará a próxima resposta incompleta, infelizmente.]
Espero ter ajudado!
(Publicado em 17/07/2022 - Domingo)
- By Doge
Aprimore ainda mais seus conhecimentos no Brainly!
Acesse brainly.com.br