Analise e reflita sobre a situação descrita abaixo:
Emannuel e Camila vivem em união estável a mais de 5 anos. Recentemente adquiriram um apartamento e assumiram um financiamento. Contudo, no final do ano, ambos perderam seus empregos.
Ao buscarem uma nova oportunidade de colocação no mercado, verificaram a disponibilidade de vagas para atendente e gerente em uma grande rede de loja de departamentos que se instalou em sua cidade.
Enfrentaram uma longa fila de candidatos e, durante a entrevista, Emannuel e Camila, descobriram a esta rede de lojas não permitia a contração de pessoas que tivessem vínculos matrimonias (ou seja, a empresa não contratava e não permitia que “casais” trabalhassem juntos).
Passou apenas uma semana desta entrevista e ambos foram selecionados e chamados para contratação imediata, ela como gerente e ele como atendente de caixa.
Diante desta situação, levando em consideração as questões éticas e morais, estudados na unidade 1, faça o que se pede a seguir.
a) De maneira geral, uma empresa (independente do seu segmento) pode proibir a contratação de casais? Justifique. (Valor: 50%)
b) No momento da contratação, Emannuel e Camila devem comunicar o RH (recursos humanos) sobre a relação entre os dois ou devem omitir e esperar o momento oportuno para comunicar aos seus superiores imediatos? Justifique. (Valor:50%)
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Sobre a contratação de pessoal, a resposta certa é a:
a) Não agiu corretamente a empresa ao proibir a contratação de casais tendo em vista que isso não significa que o rendimento do funcionário irá cair, pelo contrário, por haver a boa relação entre as partes, poderá ser um fator positivo.
b) O casal deverá avisar com antecedência sobre o caso tendo em vista questões éticas. Poderá acordar com a empresa sobre a situação para que não haja problemas em os dois trabalharem juntos, mostrando para isso como o trabalho dos dois já foi favorável para empresas.
espero ter ajudado!
Perguntas interessantes