ANÁLISE DO TEMA: A informalidade no mercado de trabalho brasileiro.
Escreva um ponto de vista sobre o tema. (0,5)
Pesquise estratégias argumentativas e digite aqui, as quais podem ser: exemplos sobre o tema, dados, citações, contexto histórico, etc. Obs.: Lembre de colocar a fonte. (1,5)
Escreva aqui uma proposta de intervenção. Obs.: Precisa ser detalhada. (0,5)
Soluções para a tarefa
Biografia de Émile Durkheim por João Eduardo Braga
Émile Durkheim (1858-1917) foi um sociólogo francês. É considerado o pai da Sociologia Moderna e chefe da chamada Escola Sociológica Francesa. É o criador da teoria da coesão social, da qual consistia em dizer que o comportamento do indivíduo é determinado pela coercitividade do meio social. Em seu livro mais famoso "Suicídio", Durkheim fala que uma pessoa que comete suicídio tem como causa a sociedade e não o próprio indivíduo, assim para Durkheim, suicídio é fenômeno social, não individual, e ainda caracteriza o suicídio em 3 tipos.
O primeiro, "Suicídio Egoísta", é um ato que se reveste de individualismo extremado. É o tipo de suicídio que predomina nas sociedades modernas e é geralmente praticado por aqueles indivíduos que não estão devidamente integrados à sociedade e geralmente se encontram isolados dos grupos sociais (família, amigos, comunidade, por exemplo).
O segundo, "Suicídio Altruísta", é um ato em que o indivíduo está tomado pela obediência e força coercitiva do coletivo, seja ele um grupo social restrito ao qual pertence ou mesmo a sociedade como um todo (um bom exemplo pode ser os homens bomba ou os soldados japoneses conhecidos como "kamikazes")
E por fim, o terceiro, "Suicídio Anômico", representa mais propriamente uma mudança abrupta na taxa normal de suicídio, geralmente marcado por uma vertiginosa ascensão do número de suicídios que ocorrem em períodos de crises sociais (acontece geralmente em casos onde a sociedade perde a coesão, em épocas de crise por exemplo).