Português, perguntado por J8uliaSantamalua, 1 ano atrás

Analise da Obra: O Cortiço 1- O romance tem um forte caráter de denúncia e aborda que a literatura da época procurava ignorar. Cite exemplo de denúncia social na obra. 2- A obra O Cortiço representa as transformações urbanas no Rio de Janeiro no periodo posterior a abolição da escravidão e o dificil convivio entre ex-escravos, imigrantes e poder público. Comprove essas afirmações com exemplos da obra. 3- Aluísio de Azevedo criou personagens femininas marcantes como: Bertoleza, Ritas Baiana, Pombinha dentre outras. Como as mulheres são colocadas na obra? 4- A Zoomorfia é uma construção na obra, fazendo comparação de atitudes humanas nas animais. Cite exemplos de zoomorfia na obra O Cortiço 5- O Cortiço é o grande representante do Naturalismo no Brasil. Essa obra caracteriza-se principalmente pelo aspecto experimental nela desenvolvido; analisando o homem como simples produto da hereditariedade e do meio em que vive, Comprove a afirmação acima exemplificando com o comportamento de algumas personagens da obra.

Soluções para a tarefa

Respondido por luccasreis13
1
1- Uma delas a racismo, juntamente com a escravidão.
Ex: " E durante dois anos o cortiço prosperou de dia para dia, ganhando forças, socando-se de gente. E ao lado o Miranda assustava-se, inquieto com aquela exuberância brutal de vida, aterrado defronte daquela floresta implacável que lhe crescia junto da casa, por debaixo das janelas... ameaçando rebentar o chão em torno dela, rachando o solo e abalando tudo"

2- " João Romão foi, dos treze aos vintes e cinco anos, empregado.... o patrão para a terra, lhe deixou, em pagamento de ordenados vencidos, nem só a venda, como ainda um conto e quinhentos em dinheiro"

3- As mulheres são colocadas como caracteristicas preconceituosas. Como:
RITA BAIANA - Solteira e sensual, coisa inadmissível na época.
POMBINHA - Solteira e prostituta, considerado mulher a parte da sociedade.
DONA ESTELA - Adúltera, pior do que "solteira" na concepção da época 
BERTOLEZA - Subordinada, coisa natural da época, estilo MACHISTA. Mulher na cozinha, homem trabalha.
 
4- " Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos do que seu talhe de palmeira"

" Como que banhava-se essa estátua voluptuosa, em um gás de leite e fragrância"

5- "... a velha Isabel, isto é, Dona isabel... graves de pessoa que já teve tratamento: uma pobre mulher comida de desgostos. Fora casada com o dono de uma casa de chapéus, que quebrou e suicidou-se..."
Perguntas interessantes