ANÁLISE DA OBRA LITERÁRIA “OLHAI OS LÍRIOS DO CAMPO”
“Érico em “Olhai os Lírios do Campo” não escreve somente mais uma linda história de amor. O ponto principal da obra é a lição de vida que ela nos passa: O respeito por nossos ideais”
Questão 1
No decorrer da narrativa de Olhai os Lírios do Campo, é possível observar a transformação da personalidade de Eugênio Fontes.
Comente detalhadamente sobre essa mudança (da infância para juventude, e ascensão social na maturidade) destacando as situações em que está presente de maneira explícita, bem como os principais fatores que o levaram a essa transformação.
A partir dessa análise, faça um paralelo entre as partes distintas do livro, apontando o que as separa, principalmente quanto à observação pessoal do protagonista.
Questão 2
Eis uma das passagens finais de Olhai os Lírios do Campo:
“Havia muita coisa a fazer no mundo: proporcionar uma vida melhor àquela gente, por exemplo. Não se devia fazer isso com as revoluções, porque a violência gera a violência e seus frutos são sempre perigosos. Os homens viviam demasiadamente preocupados com palavras, pulavam ao redor delas e se esqueciam dos fatos. E os fatos continuavam a bater-lhes na cara.”
O romance apresenta uma crítica a determinado molde social, político e econômico. Com base no trecho, analise a crítica presente na história, comentando a maneira como interferiu na personalidade e ideologia de cada personagem da trama.
Questão 3
Observe a seguinte passagem bíblica:
“E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste asssim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé? (Matheus 6.28-30)
A partir desta, justifique o título da obra, e descreva como os ensinamentos presentes na passagem serviram para a construção de caráter dos personagens, sobretudo Olívia e Eugênio.
Questão 4
Alguns personagens representam a completa antítese do trecho fornecido na questão anterior. Indique quais personagens são estes, e a partir da análise de cada um, comente, utilizando trechos do livro, o que o dinheiro é capaz de fazer com o ser humano.
Questão 5
A abordagem mais polêmica da história é sem dúvidas, quanto à questão religiosa. Eugênio, em alguns momentos da trama apresenta-se como alguém que teme Deus e ateu. A partir de uma análise da personalidade psicológica do personagem, escreva um parágrafo explicando os motivos que o levaram a este posicionamento religioso.
Questão 6
Em dado momento do romance, Eugênio passa por uma transformação ideológica, e isso se deve em grande parte à intervenção de Olívia, como é possível analisar nos seguintes trechos:
“Hoje tens tudo que sonhava: posição social, dinheiro, conforto, mas no fundo te sentes ainda bem como aquele Eugênio indeciso e infeliz, meio desarvorado, amargo que subia as escadas do edifício da faculdade, envergonhado de sua roupa surrada. Continuou em ti a sensação de inferioridade o vazio interior; a falta de objetivos maiores. [...]”
“Uma noite me disseste que Deus não existia porque em mais de vinte anos de vida não O pudeste encontrar. Pois que até nisso se manifesta a magia de Deus. Um ser que existe, mas é invisível para uns, mal e mal perceptível para outros e duma nitidez maravilhosa para os que nasceram simples ou para os que adquiriram simplicidade por meio do sofrimento ou duma funda compreensão de vida. Dia virá em que em alguma volta de teu caminho hás de encontrar Deus.”
Explique como estas passagens mudaram o caráter do personagem principal, toda sua forma de ver a própria existência, e a presença de Deus.
Questão 7
Com base nas duas questões anteriores, comente com um parágrafo em linhas gerais a importância da religião para o desenvolvimento dos personagens e da história em si.
Questão 8
Quando Eugênio enfim consegue uma aclamada posição social, diversas outras personagens o acompanham em sua trajetória de sucesso. Eunice, Acélio Castanho e Filipe Lobo são caracterizados pelo narrador como intimidadores, por causa da inteligência, riqueza e status social. Filipe funciona, por vezes, como alguém em que Eugênio por vezes se espelha e critica. A partir da construção do Megatério, o personagem principal passa a ver tanto seu criador, Filipe, quanto seus familiares e a própria humanidade de maneira diferente. Associe a presença do Megatério e dos personagens citados na vida de Eugênio à suas visões do mundo em que vive.
Questão 9
Eugênio apresenta-se, desde o começo da estória, como um homem indeciso, tímido e subordinado às classes maiores. Por causa disso, ele dispensa certa amabilidade aos seus familiares. Descreva os motivos que remetem á afirmação citada, comprovando com trechos do livro.
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
PRECISO DISSO, TU CONSEGUIU???
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Administração,
9 meses atrás
Biologia,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás