Analise cuidadosamente as duas assertivas abaixo e depois selecione a alternativa correta:
1. Ao abordar a questão do plágio na pesquisa acadêmica Moraes (2014, p. 94) argumenta que toda pesquisa séria exige citações e isso não se constitui plágio, desde que seguidas as normas técnicas estabelecidas para citações diretas ou indiretas. Todavia o autor adverte que "o comércio de monografias de graduação [...] é um problema, fundamentalmente, de ordem ética. Não somente comprar, como também vender trabalhos acadêmicos, configura conduta antiética".
2. Na seção referências, o autor citado no parágrafo acima deve ser referenciado da seguinte forma:
MORAES, Rodrigo. O plágio na Pesquisa Acadêmica: a proliferação da desonestidade intelectual. Diálogos Possíveis, v. 3, n. 1, p. 92-109, 2014. Disponível em: www.site Acesso em: 11 nov. 2015.
Escolha uma:
a. A referência de autoria na segunda assertiva está equivocada.
b. Na segunda assertiva se constitui um erro inserir o endereço eletrônico nas referências, pois este deve constar no transcorrer do texto.
c. Tanto a primeira como a segunda assertiva estão corretamente elaboradas.
d. A primeira assertiva apresenta um equívoco na forma de realizar a citação indireta.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
c. Tanto a primeira como a segunda assertiva estão corretamente elaboradas.
O plágio na pesquisa acadêmica não é permitido. Toda pesquisa completa e formal deve envolver citações que seguem as normas técnicas estabelecidas de acordo com órgão próprio. As citações podem ser do tipo direta ou indireta. Um exemplo de citação correta é a que consta na assertiva 2.
O órgão brasileiro responsável por estabelecer as normas e padrões para as citações e referências em trabalhos técnicos e acadêmicos é a ABNT.
Bons estudos!
Perguntas interessantes
História,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Biologia,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Filosofia,
1 ano atrás