Analise comparativamente o perfil da democracia presente no Brasil e o modelo instituído na França, pós Revolução Francesa. O que os modelos se aproximam e o que eles distanciam? Precisamos evoluir ou estamos no patamar mais elevado do conceito da palavra?
Soluções para a tarefa
Nossa Constituição Federal de 1988 define o caráter democrático da sociedade, e, com isso, em seu conceito básico temos a igualdade, assim como o justo, sendo todos os indivíduos iguais perante a lei, devendo esses serem respeitados.
Um outro ponto, que faz referência a democracia participativa é a capacidade do indivíduo se manifestar, votar e estar presente nas questões sociais de seu Estado/Nação.
A partir da Revolução Francesa uma série de acontecimentos desencadearam na queda da igreja como parte das decisões políticas do estado, sendo um marco para a quebra dos paradigmas do passado.
Por fim, apesar dos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade terem contribuído para a instituição de uma democracia na Franca, isso não significa que o país conseguiu se tornar uma sociedade livre e igualitária, pois esse é um esforço de longo prazo, onde as desigualdades são disseminadas ao longo do desenvolvimento social do país.