Analise como está a questão do desperdício de alimentos no Brasil?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O desperdício de alimentos no Brasil é um problema que preocupa entidades e organizações como a Fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação (FAO), que calcula em 13 milhões o número de pessoas que passam fome no país.
Enquanto milhões não têm o básico para se alimentar, estatísticas da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostram que o brasileiro joga fora, em média, 41,6 quilos de comida por ano. Desse volume, 38% são arroz e feijão; 35% carnes de frango e bovina; 4% leite e derivados e outros 4% de frutas e hortaliças. Outros itens como massas, peixe e grãos aparecem nos números da FGV.
O levantamento mostra também que o brasileiro enxerga o desperdício como um grande problema. Porém, não se responsabiliza pelo seu próprio erro, apenas considera que pessoas próximas possuem o hábito de jogar comida fora.
Em entrevista ao jornal Extra, um dos responsáveis pela pesquisa, o analista de marketing da MindMiners, Rodrigo Patah, associa o hábito de jogar alimentos fora com fartura.
“O Brasil está entre os 10 países que mais desperdiçam alimento no mundo, e isso é cultural. Os resultados que tivemos em diversos tamanhos de domicílios, tanto em lares de pessoas que moram sozinhas, quanto em casas com quatro, cinco pessoas; da classe A a E foram bastante semelhantes”, disse.
Patah ainda complementa que, se não houvesse tanto desperdício, compras de mais itens do que as pessoas necessitam, haveria reduções econômicas importantes. “Até a inflação dos alimentos seria menor, se o brasileiro não jogasse tanta comida fora. É necessária uma conscientização”, opinou o analista.
Explicação: