Analise Combinatória
Qual a probabilidade de obter soma igual a 15 dos resultados de cinco dados lançados?
Soluções para a tarefa
Inicialmente, vamos representar os resultados possíveis de um lançamento de dado através de uma função:
Nessa função, o coeficiente que acompanha "x" representa a quantidade de maneiras que se pode obter o número "1" no lançamento de um dado, "x²" o número de maneiras que se pode obter o número 2, "x³" o número 3 etc.
Sendo assim, como nosso evento é representado por 5 dados, pode-se encontrar todas as combinações possíveis através da expansão da seguinte função:
O coeficiente que acompanhará o termo irá representar o número de maneiras que se pode obter soma igual a 15 no lançamento de 5 dados.
Sobre o espaço amostral: como em cada lançamento de dado pode-se obter um valor no intervalo [1, 6], logo, tem-se 6 possibilidades. Como são 5 dados, o espaço amostral será:
A expansão da equação 1 é extremamente complicada para fazer manualmente através de repetidas multiplicações por conta da quantidade de termos gerados. Devido a isso, pode-se recorrer a duas estratégias:
1) Encontrar uma solução através da computação: calculadoras matemáticas que façam expansão da função ou algoritmos que buscam a resposta numericamente.
2) Manipular a expressão de forma a obter um polinômio que se possa aplicar as regras para o Binômio de Newton.
Quanto a primeira possibilidade:
Expandindo-se g(x), tem-se:
Logo, há 651 maneiras de obter soma igual a 15 ao lançar 5 dados.
Observação: caso você some todos os coeficientes dessa expansão, o resultado será o espaço amostral.
Portanto, a probabilidade desse evento é:
Deixo anexo um algoritmo em "javascript" que através da geração de números aleatórios (simulando os dados) e força bruta retorna a quantidade de combinações em que a soma dos "dados" é igual a 15.
Já quanto a segunda abordagem:
Inicialmente, vamos definir uma função S(x) como:
Dividindo ambos os lados por x:
Subtraindo-se 3 de 2:
Voltando em f(x) e substituindo o que encontramos em S(x), tem-se:
Pois, agora basta expandir os termos através do Binômio de Newton para potências positivas/negativas, e verificar o coeficiente das situações em que a multiplicação acima irá resultar como termo .
Expansão para :
Expansão para :
Essa expansão pode ser feita através da fórmula do Binômio de Newton para expoentes negativos ou por expansão em Série de Taylor. Pela fórmula do binômio:
A função f(x):
Portanto, o número de casos em que a soma dos 5 dados será igual a 15:
Por fim, a probabilidade é: