História, perguntado por greicekelly16, 8 meses atrás

Analise com atenção os textos abaixo. Eles fazem referências às teorias elaboradas por dois importantes estudiosos das relações entre memória e história: Henri Bergson e Maurice Halbwachs.
I - “Bergson procede a uma análise interna, diferencial, da memória. O passado conserva-se e, além de conservar-se, atua no presente, mas não de forma homogênea. De um lado, o corpo guarda esquemas de comportamento de que se vale muitas vezes automaticamente na sua ação sobre as coisas [...]” (BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994, p. 48).
II - “Halbawchs não vai estudar a memória como tal, mas os 'quadros sociais da memória'. Nessa linha de pesquisa, as relações a serem determinadas já não ficarão adstritas ao mundo da pessoa [...]. A memória do indivíduo depende do seu relacionamento com a família, com a classe social, com a escola, com a Igreja, com a profissão; enfim, com os grupos de convívio e os grupos de referência peculiares a esse indivíduo” (BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994, p. 54).

Está correta a alternativa:
Alternativas
Alternativa 1:
Há diferenças teóricas importantes entre os autores, mas, de um modo geral, ambos negam que a experiência social do grupo tenha interferência na faculdade de lembrar.

Alternativa 2:
O conceito de memória elaborado por Halbwachs estabelece uma relação entre o lembrar e o relevo existencial e social do sujeito que recorda; enquanto o de Bergson incorpora a hipótese de que apenas o social interfere na memória.

Alternativa 3:
A memória para Bergson está condicionada apenas pelo subconsciente do sujeito que recorda, porque o passar do tempo, embora pareça apagado, se mantém de maneira integral na mente, podendo ser recuperada sempre que se evoca um passado.

Alternativa 4:
Não há distinções teóricas entre os autores, já que tanto Bergson quanto Halbwachs pensam a memória como o resultado de transformações causadas pelo passar do tempo, de modo que, para esses autores, todo processo de lembrança é, na verdade, uma ilusão.

Alternativa 5:
Ambos os teóricos entendem a memória como uma relação entre passado e presente, mas enquanto para Bergson podemos pensar a memória como um processo de exercício que, retomado até a fixação, transforma-se em hábito, Halbwachs a pensa como uma realidade interpessoal das instituições sociais.

Soluções para a tarefa

Respondido por fabiotabolecy02
6

Resposta: alternativa 5

Explicação:

Ambos os teóricos entendem a memória como relação entre passado é presente

Perguntas interessantes