História, perguntado por gabrielavillela7900, 4 meses atrás

Analise com atenção o excerto abaixo do medievalista Jacques Le Goff:

Pepino, o Breve, deu um passo adiante ao conferir importância à liderança católica dos francos. Concluiu com o papa uma aliança favorável às duas partes. Ao pontífice romano, reconheceu o poder temporal na região da Itália em torno de Roma. [...] Em contrapartida, o papa reconheceu a Pepino o título de rei em 751 e o sacralizou em 754, no mesmo ano do surgimento do Estado Pontifício. Estavam postas as bases que iriam em meio século permitir à monarquia carolíngia reunir sob seu domínio a maior parte do ocidente cristão, e depois restaurar em seu próprio benefício o império do Ocidente.

LE GOFF, Jacques. A civilização do ocidente medieval. Bauru, SP: Edusc, 2005. p. 33.


No excerto, Le Goff explica o aumento do poder do reino com franco a partir de sua aliança com o papado. O trecho "e depois restaurar em seu próprio benefício o império do Ocidente" o autor está se referindo a qual acontecimento histórico?

Soluções para a tarefa

Respondido por odecadente
0

Resposta:

Pepino, o Breve, consolidou o pacto franco-papal. Em troca da deposição do último rei da dinastia Merovíngia e de sua própria entronização como rei dos francos, em 751, Pepino arrancou as terras italianas recém-ocupadas pelos lombardos e entregou-as à Igreja.

Ademais, ele transformou em lei o antigo costume dos cristãos de entregar o dízimo (décima parte dos rendimentos) à Igreja.

Perguntas interessantes