Analise com atenção o excerto a seguir.
Tomás de Aquino, por seu turno, explicitou o intelecto como um agente eminentemente humano. Para ele, o homem, tanto na sua materialidade como no seu intelecto/alma, era criatura de Deus. No entanto, a pessoa tinha o domínio do seu pensamento, conduzia suas ações e era totalmente responsável por seus atos. Evidentemente, não rompe com os princípios da Sagrada Escritura, mas, indubitavelmente, conhece e incorpora em seu conhecimento e escritos os princípios aristotélicos. Em virtude desse posicionamento, Tomás de Aquino dá ao homem uma responsabilidade no âmbito do entendimento mental que, até então, no universo medieval não havia conquistado.
OLIVEIRA, Terezinha. Ensino e debate na Universidade parisiense do século XIII: Tomás de Aquino e Boaventura de Bagnoregio. Maringá: Eduem, 2012. p. 16.
O trecho acima, ao falar sobre as características do pensamento filosófico de Tomás de Aquino, refere-se a um dos principais movimentos intelectuais da Idade Média. Sobre esse movimento intelectual, considere a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:
patrística
Alternativa 2:
filosofia árabe
Alternativa 3:
estoicismo
Alternativa 4:
escolástica
Alternativa 5:
empirismo
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta: Alternativa IV - Escolástica
Explicação:
Pág. 116, Livro História Medieval, Unicesumar.
"Tomás de Aquino foi um teólogo e filósofo importante dentro da Igreja
Católica no século XIII. Suas teorias influenciaram o desenvolvimento do
pensamento e filosofia escolástica, contribuindo para o avanço do ensino
cristão, na Idade Média."
Perguntas interessantes
Biologia,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
História,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Física,
10 meses atrás
Química,
10 meses atrás
escolástica
A Escolástica foi um período da Filosofia Medieval em que a filosofia aristotélica e a junção entre fé e razão ganharam centralidade para explicar os elementos teológicos. Tomás de Aquino foi um padre e professor católico medieval, representante do período escolástico da Filosofia.