analise cada uma das perspectivas da sociologia clássica e aponte as diferenças entre Durkheim Marx e Weber sobre o tema
Soluções para a tarefa
Durkheim - Desenvolveu uma teoria e um método de análise com conceitos específicos para o estudo da vida em sociedade. Os fundamentos da sociologia para ele são os seguintes: coesão, divisão do trabalho e fato social.
Marx - A análise de Marx foi, pioneiramente marcada pela investigação das relações de força entre os indivíduos ou classes sociais. Para ele, o ponto principal e primordial para explicar as transformações sociais é a relação de conflito entre as forças sociais, ou seja, entre as classes sociais distintas com interesses antagônicos.
Weber - Diferentemente de Durkheim, Weber não achava que a sociedade era algo exterior e superior aos indivíduos. Para ele, a sociedade deveria ser analisada com base no conjunto das ações subjetivas e individuais, ou seja, todas nossas ações está inserida em um contexto social e histórico que qualifica todas as ações individuais.
A perspectiva sociológica clássica baseava-se na ideia de que a sociedade é composta por classes sociais com diferentes interesses e valores. Às três principais classes sociais são a burguesia, o proletariado e a classe média.
Quais são as diferenças entre Durkheim Marx e Weber?
- Durkheim acreditava que a sociedade é um todo unificado e que é o ambiente social que molda os indivíduos. Ele também acreditava na ideia de consciência coletiva;
- Weber, por outro lado, estava mais preocupado com o individualismo e enfatizou a importância de estruturas sociais como instituições, organizações e normas.
Desta maneira, a sociologia clássica e a sua perspectiva sociológica desenvolvida no final do século XIX e início do século XX. Também é conhecida como sociologia "tradicional" ou "ortodoxa".
Aprenda mais sobre a sociologia clássica em: https://brainly.com.br/tarefa/25065322