Filosofia, perguntado por jessicakjjk6, 1 ano atrás

Análise até que ponto nos dias atuais é possível pensarmos num sentido de felicidade no mundo contemporâneo , levando em conta o individualismo e a busca pelas satisfações consumistas desvencilhadas de uma prática comum​

Soluções para a tarefa

Respondido por lfsLeonardo
1

A felicidade está relacionado ao estado de uma pessoa em relação a fatos ou situações.

Em algumas pessoas ela é mais intensa, vivenciam a plenitude da vida; em outras pessoas é menos, como o caso de pessoas em estados depressivos.

A felicidade é individual e influenciada pelo coletivo. Pessoas felizes em um ambiente tende a contagiar outras pessoas; enquanto pessoas desanimadas, tristes, reclamonas, negativas, tendem a influenciar também.

No mundo contemporâneo existem ambos os tipos de pessoas.

O consumismo desvencilhado pode ser prejudicial a própria pessoa que faz, uma vez que, em parte dos casos, está relacioanado a um vazio e tentativa de preencher através de coisas materiais algo que denota 'falta' internamente.

Esse caso é análogo de uma pessoa tenta na comida resolver questões emocionais. A comida é feita para nutrir, não para descontar o estresse ou raiva de uma situação.

Sobre o individualismo, é preciso ter cuidado quanto ao uso da palavra.

Ela pode ter 2 sentidos.

O primeiro sentido do individualismo está relacionado ao egoísmo, de voltar-se excessivamente para si. Isso é ruim, no sentido que a felicidade do coletivo é importante para homem. Faz parte na sua natureza prezar pelo bem-estar do coletivo e agir contra essa direção é uma atitude que tende a não contribuir para a felicidade individual.

O segundo sentido do individualismo está relacionado a valorização da autonomia individual.

Autonomia está relacionada a liberdade de escolha, expressão, no mais amplo sentido.

Nesse caso, o individualismo é muito bem-visto, já que liberdade é bem vista.

Logo, a força do coletivo pode contribuir ou não para felicidade individual. Se o individualismo egocêntrico e as atividades consumistas desvencilhadas são uma prática comum, isso influencia negativamente, até certo ponto, a felicidade individual das pessoas.

Todavia, vale ressaltar que é possível agir na direção oposta, com ações que não estão relacionadas a uma felicidade imediata e passageira, estão relacionadas a ações em prol do bem-estar coletivo e outros comportamentos que contribuem para a felicidade consistente e duradoura.

PARA SABER MAIS

Apresente exemplos de felicidade duradoura e felicidade momentânea.

https://brainly.com.br/tarefa/15846029

Qual seria a relação entre ética e felicidade?

https://brainly.com.br/tarefa/14916448

IMAGEM

Aristóteles, filósofo da Grécia Antiga, autor do livro Ética a Nicômaco.

Em seu livro, ele aborda a justa-medida como caminho para a felicidade e a importância do exercício da virtude.

Sucesso e bons aprendizados!

Anexos:
Perguntas interessantes