Analise as seguintes assertivas quanto à veracidade – V para Verdadeiro ou F para Falso:
I - O Surrealismo combinou vários elementos: uma revolta contra o Maneirismo e a sua intelectualidade, elitismo e frieza de emoções, acrescentando o desejo de servir ao impulso religioso da Contrarreforma, criando temas religiosos acessíveis às grandes massas, e também um interesse no movimento dinâmico e nos efeitos teatrais. As mais típicas obras de Arte produzidas durante esse período juntaram Arquitetura, Escultura e Pintura, de modo a criar uma síntese, que causa impacto maior do que se essas três modalidades fossem tomadas separadamente. Na Pintura, explora dramaticamente os efeitos do claro-escuro.
II - Embora utilizado em geral para designar formas de representação objetiva da realidade, o Realismo como doutrina estética específica se impõe a partir de 1850, na França, pensado como forma de superação das tradições clássica e romântica, assim como dos temas históricos, mitológicos e religiosos. O enfrentamento direto e imediato da realidade, com o auxílio das técnicas pictóricas, descarta qualquer tipo de ilusionismo. O pintor é simpatizante das posições anarquistas de Proudhon e tem participação decisiva durante a Comuna de Paris, e seria impossível compreender suas decisões estéticas sem considerar suas escolhas políticas. A Pintura, Arte concreta por excelência, aplica-se aos objetos reais, às "coisas como elas são".
III – O Dadaísmo, primeiramente, foi um termo popularizado pelo crítico de Arte alemão Herwarth Walden, editor da Revista Avant-Garde, de Berlim Der Sturm (1910-32), para caracterizar toda a Arte Moderna oposta ao Impressionismo. Mais tarde, designou a Arte na qual a forma nasce, não diretamente da realidade observada, mas de reações subjetivas à realidade. Hoje, refere qualquer Arte na qual ideias convencionais de Realismo e proporção parecem ter sido distorcidas pela emoção do artista, com consequentes alterações das formas e das cores que imitem as aparências visíveis do mundo exterior. Os principais iniciadores foram Van Gogh e Edward Munch. Com Kandinsky, tornou-se abstrato.
IV - As inscrições em muros, paredes e metrôs – palavras e/ou desenhos, sem autoria definida, tomam Nova Iorque, no início da década de 1970. Em 1975, a exposição Artist's Space, nessa cidade, confere caráter artístico à parte dessa produção, classificada como graffiti. A palavra, do italiano graffito ou sgraffito, que significa arranhado, rabiscado, é incorporada ao inglês no plural graffiti, para designar uma arte urbana com forte sentido de intervenção na cena pública. Giz, carimbos, pincéis e, sobretudo, spray são instrumentos para a criação de formas, símbolos e imagens em diversos espaços da cidade. O repertório dos artistas é composto de ícones do mundo da mídia, do cartum e da publicidade, o que evidencia as afinidades do graffiti com a Arte Pop, e a recusa em separar o universo artístico das coisas do mundo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a.
F, F, V, V.
b.
F, V, V, F.
c.
V, F, V, F.
d.
V, V, F, F.
e.
F, V, F, V.
Soluções para a tarefa
Respondido por
58
F, V, F, V.
Explicação:
santosgregorio311:
Certo
Perguntas interessantes
Português,
5 meses atrás
Geografia,
5 meses atrás
Biologia,
5 meses atrás
Inglês,
7 meses atrás
Artes,
7 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás