Analise as seguintes assertivas quanto à veracidade – V para VERDADEIRO ou F para FALSO, sobre as características de uma Brinquedoteca: I – O espaço virtual deve incentivar o uso de jogos ou atividades educativas informatizadas; II – Hoje, considerar o ambiente virtual na Escola, como uma ótima opção de aprendizagem, é aceitar as preferências dos seus alunos. III – Ofereça aos seus alunos possibilidades de qualificar o tempo em que estão usando as ferramentas virtuais para aprender; IV – Ofereça novas fontes de conhecimento que tragam prazer ao seu aluno, isso não é lúdico; V – Participação em atividades formativas na Brinquedoteca. A sequência CORRETA da associação é: I-V; II-F; III-V; IV- F; V-V
Soluções para a tarefa
I é verdadeiro, pois ao incentivar o uso de jogos e atividades educativas se está, de fato, empregando estes recursos, que fazem parte do cotidiano dos jovens, para a sua formação pedagógica, algo que é bastante desejável.
II é falso, pois aceitar isto é aceitar que as tarefas pedagógicas são amplas e diversas, cabendo ao professor adaptar-se à realidade que se oferece.
III é verdadeiro, pois estes ambientes permitem que parte do tempo livre dos alunos seja convertido em aproveitamento escolar.
IV é falso, pois o lúdico é justamente associar o útil (o aprendizado) ao agradável.
V é verdadeiro, pois as atividades formativas são uma forma de empregar como recursos pedagógicos os aspectos lúdicos dos brinquedos.
É correta a sequência V, F, V, F, V, alternativa B.
Sobre a utilização de brinquedotecas virtuais, todas estão corretas.
Importância das Brinquedotecas Virtuais
- Correto. Brinquedotecas virtuais devem estimular a utilização de jogos e atividades educativas, as quais possam fomentar a cooperação e o espírito coletivo, por meio de um sistema mais informacional.
- Correto. Aceitar as preferências dos alunos converge para uma melhor linha pedagógica, visto que os alunos se sentirão mais estimulados a participar das diversas possibilidades de acesso ao conhecimento.
- Correto. O ambiente virtual de aprendizado permite que os alunos possam utilizar suas ferramentas virtuais para aprender, estimulando sua consciência e maior dinamismo.
- Correto. A brinquedoteca também representará um espaço democrático e formativo.
Mais sobre o uso da brinquedoteca: brainly.com.br/tarefa/21153306