Analise as seguintes afirmações quanto à veracidade, considerando V para VERDADEIRO e F para FALSO. I – A teoria da instrução formal estrutura-se nas bases kantianas, segundo as quais as leis do espírito têm caráter transcendental e não psicológico. Essas leis pré-estabelecidas constituem os esquemas possíveis para analisar a formação do espírito da criança, conferindo assim ao processo pedagógico um caráter fortemente essencialista. II – Bergson buscava escapar das concepções que tomavam a evolução como um processo de nexo causal, no qual os fatos se encadeiam para um fim, e recusava também a noção de adaptação e de objetivo das transformações. Dessa perspectiva, a pedagogia se apresenta como suporte para uma criação especial da educação da criança, não lhe conferindo um objetivo específico, cujo sentido educativo deriva dele mesmo e não de uma finalidade externa. III – Um importante passo para o desenvolvimento dessas ideias revelou-se na atenção dedicada às crianças, que passaram a ser percebidas em potência evolutiva. Nesse sentido, organizaram-se métodos pedagógicos que procuravam não formular leis, normas e ordens, mas sim despertar o interesse e a curiosidade da criança, de modo que assim ela pudesse se desenvolver. Essa orientação procurava não preparar a criança para o mundo, e sim acompanhar seu processo de transformação. a. V, F, F. b. F, V, V. c. V, V, F. d. F, F, V. e. V, V, V.
Soluções para a tarefa
Resposta:
E.V,V,V.
Analise as seguintes afirmações quanto à veracidade, considerando V para VERDADEIRO e F para FALSO.
I – A teoria da instrução formal estrutura-se nas bases kantianas, segundo as quais as leis do espírito têm caráter transcendental e não psicológico. Essas leis pré-estabelecidas constituem os esquemas possíveis para analisar a formação do espírito da criança, conferindo assim ao processo pedagógico um caráter fortemente essencialista.
II – Bergson buscava escapar das concepções que tomavam a evolução como um processo de nexo causal, no qual os fatos se encadeiam para um fim, e recusava também a noção de adaptação e de objetivo das transformações. Dessa perspectiva, a pedagogia se apresenta como suporte para uma criação especial da educação da criança, não lhe conferindo um objetivo específico, cujo sentido educativo deriva dele mesmo e não de uma finalidade externa.
III – Um importante passo para o desenvolvimento dessas ideias revelou-se na atenção dedicada às crianças, que passaram a ser percebidas em potência evolutiva. Nesse sentido, organizaram-se métodos pedagógicos que procuravam não formular leis, normas e ordens, mas sim despertar o interesse e a curiosidade da criança, de modo que assim ela pudesse se desenvolver. Essa orientação procurava não preparar a criança para o mundo, e sim acompanhar seu processo de transformação.
Explicação:
A teoria da instrução formal é baseada em leis pré-estabelecidas que constituem cenários possíveis para a análise da formação mental das crianças, conferindo ao processo de ensino um forte caráter essencialista. Nesse sentido, todos os três itens são verdadeiros (V, V, V).
Apoios da teoria da instrução formal
Bergson evitava a noção de que a evolução é um processo causal, em que fatos estão conectados a fins. Além disso, ele rejeitou a noção de adaptação e o objetivo de transformação. Nesta linha de pensamento, a Pedagogia apresenta-se como um suporte para a criação especial da educação infantil, em vez de dar a esta, objetivos específicos, e seu significado educativo vem de si mesma, não de uma finalidade externa.
A teoria da instrução formal envolve ensino e aprendizagem, então leia sobre isso, aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/42607767