Analise as relações China-Brasil no cenário internacional
Soluções para a tarefa
Resposta:O artigo trata das relações recentes mantidas entre o Brasil e a República Popular da China
Explicação:espero ter ajudado
Resposta:
As relações entre o Brasil e a China tem tido um desenvolvimento harmonioso em todos os campos, principalmente no que diz respeito aos aspectos econômicos.
Essas interações tiveram início no século XIX e foram interrompidas em 1949, ano em que foi criada a República Popular da China, mas retomadas em 1974 após o funcionamento da Embaixada Brasileira em Pequim e as atividades da Embaixada Chinesa em Brasília.
Tivemos a oportunidade de acompanhar a realização da VI Cúpula dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), em Fortaleza CE. O encontro tinha como objetivo debater a formalização da proposta de criação do Banco de Desenvolvimento, como também, o Arranjo Contingente de Reservas do Bloco.
O ciclo de reuniões teve início na penúltima segunda-feira (14), com os Ministros das Finanças, os Presidentes dos Bancos Centrais e os Presidentes dos Bancos de Desenvolvimento dos cinco países. Além disso, a vinda do atual presidente chinês, Xi Jinping, fortaleceu ainda mais os laços existentes entre a República Federativa do Brasil e a República Popular da China.
Nesses 40 anos de cooperação desde que foi iniciado as relações diplomáticas entre os dois países, os fornecedores e empresários chineses, tem cada vez mais se deixado seduzir pelo mercado brasileiro e assim, as empresas brasileiras e o país tem recebido importantes investimentos da China.
Na quinta-feira (17), foram assinados cerca de 32 atos de cooperação nas áreas como, infraestrutura, comércio, ciência e tecnologia entre outras. De acordo com a presidente Dilma Rousseff, o balanço entre os negócios chineses e brasileiros não poderiam ser mais positivo. Além de que, as relações se desenvolvem em uma velocidade impressionante abrindo portas para um futuro promissor.
Apesar da face mais evidente desse relação ser a econômica e comercial, houve grande desenvolvimento em outras áreas. A interação proporcionou para ambas as partes, um diálogo mais intenso sobre temas como a Rodada Doha (rodadas de negociação da Organização Mundial de Comércio que visa diminuir as barreiras comerciais entre os países, com uma atenção maior para a possibilidade do livre comércio entre os países em desenvolvimento), mudanças climáticas, reforma da ordem internacional entre outros.
Diante desses fatores e com o forte crescimento da China no cenário internacional, é de grande relevância que o Brasil venha estreitando essas relações e que hoje, a China seja o principal parceiro comercial do país.