Analise as proposições abaixo sobre o brincar, a criança e o movimento:
I. Do ponto de vista das relações com o objeto, a grande conquista do primeiro ano de vida é o gesto de preensão.
II. A grande independência que andar propicia na exploração do espaço é acompanhada também por uma maior disponibilidade das mãos: a criança de um a três é aquela que não para, mexe em tudo, explora, pesquisa.
III. Um aspecto da dimensão expressiva do ato motor é o desenvolvimento dos gestos simbólicos, tanto aqueles que possuem uma função indicativa, como apontar e dar tchau quanto os ligados ao faz-de-conta como se pode observar nas brincadeiras em que as crianças revivem uma cena recorrendo somente aos seus gestos, por exemplo, quando, colocando os braços na posição de ninar, os balançam, fazendo de conta que estão embalando uma boneca.
IV. A possibilidade de planejar seu próprio movimento mostra-se presente, por exemplo, nas conversas entre crianças de quatro a seis anos em que uma narra para a outra o que e como fará para realizar determinada ação: “Eu vou lá, vou pular assim e vou pegar tal coisa...”.
V. A tendência lúdica da motricidade permanece, por este motivo é muito comum que as crianças desviem a direção de seu gesto durante a realização de uma atividade. Por exemplo, a criança que está recortando e que de repente põe-se a brincar com a tesoura, transformando-a num avião ou numa espada.
VI. As brincadeiras que compõem o repertório infantil, e que variam conforme a cultura regional, apresentam-se como oportunidades privilegiadas para desenvolver habilidades no plano motor, como empinar pipas, jogar bolinhas de gude, atirar com estilingue, pular amarelinha etc.
São verdadeiras as seguintes afirmações
I, II, III, IV, V e VI.
I, III e a V.
I, II, III, IV e VI.
II, IV e a VI.
I, II, IV e VI.
Soluções para a tarefa
Respondido por
14
Resposta:
I, II, III, IV e VI.
Explicação:
pq eu aceitei!
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
História,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Ed. Física,
1 ano atrás