Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que corresponde ao “princípio da intervenção obrigatória dos sindicatos”:
A
Como regra, é necessária a presença das entidades sindicais nas negociações coletivas, especialmente na Convenções Coletivas de Trabalho, sob pena de nulidade.
B
Os sindicatos da categoria econômica e profissional apresentam, em princípio, equivalência jurídica e econômica nas negociações coletivas. A equivalência no sentido de igualdade entre as partes, facilitando, assim, as negociações.
C
É possível que as partes não cheguem a um consenso naquilo que esteja sendo discutido, necessitando da ajuda de terceiros para a resolução do conflito, que poderá ser o Estado, através do Poder Judiciário ou mesmo o particular, por meio da mediação ou arbitragem, dependendo do caso.
D
Em toda e qualquer negociação deve estar presente a lealdade e a boa-fé. Importante também nas negociações coletivas de trabalho, em que as partes devem se tratar com mútuo respeito e serem leais não somente àqueles de quem soa defensores, mas também da parte contrária.
E
As entidades sindicais existem para defender os interesses de suas categorias, especialmente por meio das negociações coletivas e quando assim 6 acontece, determina-se o equilíbrio entre as partes, estabelecendo-se a paz social.
Soluções para a tarefa
Como descrito no material de apoio
Como regra, é necessária a presença das entidades sindicais nas
negociações coletivas, especialmente na Convenções Coletivas de Trabalho,
sob pena de nulidade.
LETRA A
olá1
no caso em questão podemos afirmar que a resposta certa é a letra a, qual seja: A Como regra, é necessária a presença das entidades sindicais nas negociações coletivas, especialmente na Convenções Coletivas de Trabalho, sob pena de nulidade.
isso porque o texto da questão trata sobre o principio da intervenção obrigatória dos sindicatos. é importante frisar que o sindicato é representativo para os empregados, devendo estar presentes na CCT.
importante notar que houve mudanças nesse instituto quando da reforma trabalhista de 2017.
espero ter ajudado!