Analise as informações das Colunas A e B, sobre os tipos de poços tubulares profundos.
COLUNA A - Tipo de poço
a - Poços tubulares freáticos.
b - Poços artesianos.
c - Poços artesianos jorrantes.
COLUNA B - Característica
1 - Construídos em aquíferos livres ou lençol subterrâneo. O nível da água parada (estática) nestes poços coincide com o nível do lençol subterrâneo regional.
2 - É um caso particular do poço artesiano, no qual a superfície potenciométrica se eleva acima da do terreno, ficando, assim, o nível estático acima da boca do poço, provocando o derramamento espontâneo de água.
3 - Construídos em aquíferos confinados ou semiconfinados, nos quais a superfície potenciométrica se eleva acima do topo da camada aquífera. O nível estático destes poços é superior ao freático regional.
Assinale a alternativa que apresenta a relação correta entra as duas colunas.
A)
a-1; b-3; c-2.
B)
a-3; b-2; c-1.
C)
a-1; b-2; c-3.
D)
a-2; b-3; c-1.
E)
a-3; b-1; c-2.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A resposta é a letra C
Explicação:
Características dos poços:
Poços tubulares freáticos:
Os poços construídos com trado (manual ou mecânico), que penetram poucas profundidades, geralmente menores do que 15 m, e geralmente em aquíferos livres são, portanto, classificados como poços tubulares freáticos.
Poços artesianos:
Poço artesiano é um tipo de poço tubular profundo que é cavado no subsolo com a finalidade de captar água para o consumo. O que difere o poço artesiano dos demais é que não é preciso utilizar uma bomba para fazer a água subir, como no caso da cisterna.
Poços artesianos jorrantes:
Já um poço artesiano, ou jorrante, é aquele que, uma vez perfurado, a pressão da água é suficiente para a sua subida à superfície, e é por isso que ela jorra do poço de forma natural.