Analise as informações a seguir.
I. O vetor da febre amarela silvestre é o mosquito Haemagogus sp, inseto de habitat exclusivamente silvestre, mantendo-se o ciclo natural do vírus dentro do ambiente silvestre em que vivem animais reservatórios, como macacos, roedores e morcegos.
II. O mosquito Aedes aegypti é um inseto adaptado à vida urbana e é o transmissor urbano da febre amarela e também da dengue.Com base nos dados, é possível afirmar:
a) A organização mais poluída das cidades torna mais difícil a erradicação de Aedes aegypti do que de Hemagogus sp.
b) Aedes aegypti e Hemagogus sp, transmitindo o vírus da febre amarela, ocupam o mesmo nicho ecológico.
c) O surgimento de uma epidemia de febre amarela transmitida por Aedes aegypti fica condicionada a uma fonte humana urbana que circunstancialmente contamine o mosquito.
d) A vacinação de uma população urbana contra a dengue, pela introdução de anticorpos específicos nos indivíduos, é um procedimento protetor que pode erradicar a doença da cidade.
e) Haemagogus e Aedes, transmitindo o mesmo vírus, são identificados como de um mesmo gênero.
Soluções para a tarefa
Resposta:
c) O surgimento de uma epidemia de febre amarela transmitida por Aedes aegypti fica condicionada a uma fonte humana urbana que circunstancialmente contamine o mosquito.
Explicação:
a) A organização mais poluída das cidades não tem nada a ver com a erradicação de Aedes aegypti.
b)Aedes aegypti e Hemagogus sp ocupam nichos ecológicos diferentes, pois vivem em ambientes diferentes.
c) correta.
d) A vacinação de uma população urbana contra a dengue, é um procedimento protetor que pode erradicar a doença da cidade, mas não pela introdução de anticorpos específicos nos indivíduos, a vacinação consiste na introdução de antígenos específicos mortos ou atenuados nos indivíduos, fazendo com que o corpo desenvolva a própria imunidade, sem correr o risco de desenvolver a doença.
e) Haemagogus e Aedes são gêneros diferentes de mosquitos.