História, perguntado por sofiachain14, 9 meses atrás

analise as condições históricas que intensificaram o fenômeno do Cangaço nas primeiras décadas do século XX​

Soluções para a tarefa

Respondido por hzhshvsmsfhsgwhvsja
557

Resposta:

década de 1930 foi muito difícil economicamente para o Nordeste Brasileiro. Era uma época em que as lavouras de cana-de-açúcar e de algodão eram exportadas e passavam por um processo grave de crise, em consequência da queda de preços do mercado internacional. A paralização econômica da região resultou na crescente miséria das populações sertanejas que eram vítimas do jugo dos grandes proprietários de terra e de fatores naturais, como a seca. Para essa população sertaneja, não havia nenhuma possibilidade de migração para os prósperos centros do sul do país, como São Paulo. Os braços utilizados nas lavouras de café e no processo de industrialização eram, em sua maioria, europeus e asiáticos, já que a partir de 1908 o Sul do país recebeu os primeiros imigrantes japoneses.

Respondido por brendaisis
521

O fenômeno do Cangaço foi intensificado pelas injustiças  abandonos sociais vivenciados pelo povo nordestino, o que acarretou o "banditismo social".

O movimento social ocorrido no sertão relaciona-se portanto, com a disputa por terras, coronelismo, e a situação de miséria vivenciada no sertão nordestino.

Os cangaceiros atuavam aterrorizando cidades, realizando roubos, bem como saqueando diversas fazendas.

Perguntas interessantes