Analise as assertivas Considerando a Psicogênese da Língua Escrita (FERREIRO & TEBEROSKY, 1986), e julgue V para as verdadeiras e F, para as falsas: I - Podemos considerar atualmente que a Psicogênese da Língua Escrita é o melhor método de alfabetização, pois muitas pesquisas têm demonstrado o grande sucesso de sua aplicabilidade em sala de aula, principalmente, nas classes freqüentadas por alunos de meio social desfavorecido. II - Uma das principais contribuições trazidas pela Psicogênese da Língua Escrita está no deslocamento do eixo das discussões do “como se ensina” para o “como se aprende” e desse modo, as responsáveis pelas primeiras pesquisas envolvendo o conhecimento psicogenético da escrita apontaram que os indivíduos laboram hipóteses acerca do funcionamento do sistema de escrita mesmo antes de saberem ler e escrever convencionalmente. III - A Psicogênese da Língua Escrita é, antes de tudo, uma teoria que busca explicitar os caminhos evolutivos percorridos pelo sujeito durante o seu processo de apropriação da leitura e escrita e, em momento algum, reivindica a condição de método de alfabetização. IV - A Psicogênese da Língua Escrita sugere que o professor realize diagnósticos constantes para identificar o nível de escrita dos alunos com o intuito de classificá-los de acordo com seus conhecimentos e, principalmente, de encaminhá-los a fonoaudiólogos e psicólogos objetivando tratar desde cedo os problemas de dislexia. V - Ferreiro e Teberosky (1986) classificaram os estágios de evolução da escrita em: nível operatório; nível alfabético-silábico; nível das escritas concretas; e nível da alfabetização terminal. Assinale a alternativa que apresenta a sequencia encontrada acima.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
I III e V.
Podemos aprofundar o comentário sobre a questão notando que O desenvolvimento do indivíduo no que tange a mente e sua relação com o universo ao seu redor.
É necessário apresentar às crianças os suportes de linguagem escrita, em particular os livros e, sobretudo, suportes que, nos lares das crianças, são poucos frequentes.
Por isso, o uso cotidiano e sistemático de situações de leitura e de escrita em seu universo cultural marca, desde o primeiro momento, as explorações das crianças com relação à escrita e à leitura o que as auxiliarão a naturalmente serem usuárias comuns da escrita e análise.
Perguntas interessantes