Analise as assertivas a seguir quanto à sua veracidade – V para VERDADEIRA ou F para FALSA.
I. As antigas cidades chinesas imperiais estão fundamentalmente associadas às práticas agrícolas, sua estrutura física e social estabelece claramente a distinção das classes dominantes.
II. Na cidade grega antiga, a estrutura física é nitidamente um rebatimento da organização social e essa organização, assim como o seu crescimento, são estruturados a partir de elementos definidores, como o quarteirão, o lote, o edifício etc.
III. A cidade aristocrática chinesa tem ruas e avenidas largas e prioriza o recinto familiar, nas cidades gregas e romanas, privilegia-se os espaços públicos.
IV. Os romanos utilizam regras para a planificação das cidades que estão relacionadas diretamente com os elementos naturais, legitimando e reconhecendo a supremacia do espírito do lugar.
As assertivas I, II, III e IV são RESPECTIVAMENTE:
a.
V – F – V – F
b.
V – V – V – V
c.
V – F – F – F
d.
V – V – F – F
e.
F – F – V – F
Soluções para a tarefa
Resposta:
Todas as assertivas são verdadeiras, assim, alternativa B.
Explicação:
As antigas cidades asiáticas, como as cidades chinesas imperiais, estão fundamentalmente associadas ao território e às práticas agrícolas, e sua estrutura física e social estabelece claramente a distinção das classes dominantes, são simétricas e divididas por muros, sempre orientadas pelos pontos cardeais. Os maiores edifícios são os palácios imperiais. Os edifícios públicos são organizados rigidamente a partir de um eixo com uma sucessão de pátios fechados. (BENEVOLO, 2003 p. 58-62).
Na cidade grega antiga, a estrutura física é nitidamente um rebatimento da organização social e essa organização, assim como o seu crescimento são estruturados a partir de elementos definidores, como “quarteirão, lote, edifício, fachada, rua, praça, monumento e outros” (LAMAS, 2010 apud SCOPEL et al., 2018b, p. 82).
A cidade aristocrática chinesa tem ruas e avenidas largas, e prioriza o recinto familiar, nas cidades gregas e romanas, se privilegia os espaço públicos. Benevolo (2003, p. 80) afirma ser a antiga cidade grega o “modelo universal” que reúne diversos aspectos ou qualidades que garantem a ela um caráter longevo e paradigmático, o autor atribui a quatro fatos ou caracteres esse potencial da estrutura citadina grega: a unidade, a articulação, o equilíbrio com a natureza e o limite de crescimento.