Analise as asserções e a relação proposta entre elas.
I - O empreendedorismo pode ser entendido como a capacidade de aproveitar oportunidades, buscar inovações, desenvolver e realizar visões com o objetivo de atingir um desempenho superior.
POR ISSO
II - O empreendedorismo não se aplica ao setor público, uma vez que não se deve governar uma nação como quem administra uma organização privada, já que os governos e seus governantes são gestores públicos e não empresários.
Sobre as asserções, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. as duas são falsas
b. a primeira é falsa e a segunda é verdadeira
c. a primeira é verdadeira e a segunda é falsa.
d. as duas são verdadeiras e a segunda é uma consequência da primeira.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra d.
Explicação:
O empreendedorismo no setor público surge a partir de ideias e oportunidades. As maiores oportunidades para se empreender no setor público é quando a ideia certa vem no momento certo. Um dos diferenciais para se ter o empreendedorismo aplicado ao serviço público é a experiência no ramo como diferencial. É preciso ter e desenvolver fontes novas de ideias, avaliar as oportunidades, o ambiente, fazer análise econômica. Um dos fatores de análise são as vantagens competitivas da organização em relação a outras organizações e do setor em relação a outros setores da mesma organização pública. O envolvimento e o compromisso da equipe gerencial com o empreendedorismo é de fundamental importância para se ter um ambiente propício ao empreendedorismo. O empreendedorismo no setor público é possível através da prerrogativa do poder executivo de ter a iniciativa de propor reformas administrativas para que estas sejam objeto de análise e aprovação do poder legislativo. Quando há necessidade de criação de órgãos/empresas, criação de cargos/funções, o poder legislativo costuma ser fonte de ideias, bem como de meios de aprovação das propostas inovadoras/empreendedoras de iniciativa do poder executivo.
Sendo este o funcionamento da lógica de reforma/criação/empreendimento no setor público, os agentes da administração pública direta e indireta se constituem nos principais atores do empreendedorismo no setor público. São estes que devem estar atualizados sobre como as atuais oportunidades de inovação no setor estão sendo aproveitadas em outros setores/órgãos/esferas/poderes. Para isso é necessário o desenvolvimento de habilidades de pesquisa bem como de articulação e capacidade de diálogo com outros servidores de dentro e de fora da organização.
A letra (C) contém uma afirmação correta sobre o tema empreendedorismo.
Letra C: a primeira é verdadeira e a segunda é falsa.
O erro da assertiva II consiste na afirmação de que o Poder Público não pode empreender. Na verdade, o Poder Público pode incentivar o empreendedorismo em suas unidades e, com o tempo, contar com empreendedores capazes de desenvolver soluções para os problemas relacionados à gestão dos espaços públicos.
Por outro lado, a assertiva I traz a ideia de que o empreendedorismo é um fenômeno social e econômico capaz de contribuir positivamente em toda a sociedade. O emprego, por exemplo, é um direito social que surge por meio da abertura de micro e pequenos negócios.
Aprenda mais sobre o tema empreendedorismo em:
https://brainly.com.br/tarefa/19533087
Acredite em seu potencial!