Analise as asserções a seguir sobre o pensamento e método de Karl Marx(1818-1883) e a relação entre elas:
I - Marx e Engels começaram a formular a concepção materialista da história quando escreveram juntos: "A Ideologia Alemã", em 1845/46; o materialismo é, de acordo com Marx, o "fio condutor" de todos os estudos subsequentes. Os conceitos básicos do materialismo histórico — forças produtivas, relações de produção, modo de produção, meios de produção, infraestrutura, superestrutura, classe social, luta de classes, revolução etc. — constituem uma teoria científica da histórica, vista até então como uma simples narração de fatos históricos.
PORQUE
II - Ele revolucionou a maneira de se interpretar a ação dos homens na história, abrindo, ao conhecimento, uma nova ciência e, aos homens, uma nova visão filosófica do mundo: o Materialismo Dialético.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Soluções para a tarefa
Resposta: • b) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
Explicação:
Marx utilizou o método dialético para explicar as mudanças importantes ocorridas na história da humanidade através dos tempos. Ao estudar determinado fato histórico, ele procurava seus elementos contraditórios, buscando encontrar aquele elemento responsável pela sua transformação num novo fato, dando continuidade ao processo histórico.
Marx desenvolveu uma concepção materialista da História, afirmando que o modo pelo qual a produção material de uma sociedade é realizada constitui o fator determinante da organização política e das representações intelectuais de uma época.
A dialética hegelian afirma que cada conceito possui em si o seu contrário, cada afirmação, a sua negação. O mundo não é um conjunto de coisas prontas e acabadas, mas sim o resultado do movimento gerado pelo choque destes antagonismos e destas contradições. A afirmação traz em si o germe de sua própria negação (tese X antítese); depois de se desenvolver, esta negação entra em choque com a afirmação e este choque vai gerar um terceiro elemento mais evoluído, que Hegel chamou de síntese ou negação da negação.
Em seu sentido mais amplo, o materialismo afirma que tudo o que existe é apenas matéria, ou pelo menos, depende da matéria. Em sua forma mais geral, afirma que a realidade humana é essencial mente material.
Esses conceitos são: forças produtivas, relações de produção, modo de produção, meios de produção, infra-estrutura, super-estrutura, determinação em última instância pela economia, classe social, luta de classes, transição, revolução, etc.