Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I – De acordo com Freitas (1991), a área de gestão de pessoas nas organizações é “a guardiã da cultura”. Porque II – Tem o papel fundamental de disseminar, promover, manter e implementar mudanças culturais, definindo os processos de seleção de perfis compatíveis com os valores organizacionais; elaborando sistemas que contemplem a competência e a lealdade; promovendo eventos que estaquem o comportamento esperado, veiculando estórias que reforcem os valores da organização, estabelecendo meios de comunicação que permitam a interpretação adequada das mensagens institucionais, monitorando os programas de socialização, recuperando os transgressores, dentre outros. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. b. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. c. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa da I. e. As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
O gabarito é dado pela letra (A).
"Letra A: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I".
I - De acordo com Freitas (1991), a área de gestão de pessoas nas organizações é “a guardiã da cultura”.
CERTO. Isso ocorre porque o setor de Gestão de Pessoas é responsável por lidar com todas as fases necessárias para o entendimento da Cultura Organizacional.
II - Tem o papel fundamental de disseminar, promover, manter e implementar mudanças culturais, definindo os processos de seleção de perfis compatíveis com os valores organizacionais; elaborando sistemas que contemplem a competência e a lealdade; promovendo eventos que estaquem o comportamento esperado, veiculando estórias que reforcem os valores da organização, estabelecendo meios de comunicação que permitam a interpretação adequada das mensagens institucionais, monitorando os programas de socialização, recuperando os transgressores, dentre outros.
CERTO. Na prática, é isso que podemos observar na fase de integração, onde o gestor e/ou outra pessoa responsável mostram a Cultura Organizacional para os novos colaboradores. Assim, estes colaboradores passam a aprender e conviver de acordo com os valores propagados dentro da organização.
Sonhe, mas trabalhe duro!