Analise as afirmativas que se seguem, referentes às particularidades históricas da sociedade brasileira.I - O desenvolvimento do capitalismo no Brasil se processou sem transformações que erradicassem relaçõeseconômico-sociais pré-capitalistas.II - No período de 1930 a 1980, a sociedade brasileirase industrializou e urbanizou, registrando notávelmobilidade social.III - Uma das principais características da sociedadebrasileira, de 1930 a 1980, foi um expressivo crescimento econômico, acompanhado da redução dadesigualdade social.IV - No período posterior a 1980, a economia brasileira,porque não experimentou processos de reestruturaçãoprodutiva, vem contribuindo para o agravamento daquestão social.V - A análise da história brasileira demonstra que osperíodos de crescimento econômico são aqueles emque mais se reduzem as expressões da questão social.Estão corretas apenas as afirmativas(A) I e II.(B) II e III.(C) I, II e III.(D) I, II e IV.(E) II, III e IV.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
(A) I e II.
As demais assertivas estão incorretas visto que a desigualdade social do Brasil ainda não foi reduzida. Houve uma industrialização e crescimento econômico, mas a desigualdade não acabou.
A partir do avanço do capitalismo, com uma produção em massa, aumento do poder econômico, não resultou no fim da desigualdade social. Pelo contrário, ela cresceu.
Atualmente nota-se isso no dia a dia, em que os centros urbanos contam com muitas pessoas sem emprego, enquanto uma pequena parcela é milionária. Além da frequência em que se vê pessoas morando na rua, dentre outros casos.
Abraços!
Perguntas interessantes