Análise as afirmativas abaixo:
I. As revoluções liberais do século XIX foram originadas a partir das Revoluções Americanas (1776), bem como a Revolução Industrial Inglesa, que vinha acontecendo desde meados do século XVIII.
II. As revoluções liberais do século XIX atingiram seu ápice em 1848, trazendo além do seu caráter liberal e burguês, um novo elemento: a participação da classe operária vinculada à indústria, com tendências socialistas.
III. As bases do liberalismo defendido pelos revolucionários literais do século XIX eram: propriedade privada, individualismo econômico e liberdade de comércio, de produção e de contrato de trabalho sem controle do Estado.
IV. As revoluções liberais do século XIX tiveram caráter socialista e anarquista que defendiam a sociedade livre, sem classes sociais, fim da propriedade privada e da livre concorrência.
Sobre as revoluções liberais do século XIX, então corretas apenas:
A) I, II e IV
B) I, II e III
C) I, III e IV
D) II, III e IV
Soluções para a tarefa
Resposta: Letra B
Explicação:
Sobre as revoluções liberais do século XIX, estão CORRETAS apenas as afirmações da letra:
b) I, II e III.
Vamos analisar a alternativa:
IV. As revoluções liberais do século XIX tiveram caráter socialista e anarquista e defendiam uma sociedade livre, sem classes sociais, fim da propriedade privada e da livre concorrência.
R: Essa afirmação está errada. Bom, como sabemos as Revoluções Liberais que aconteceram no século XIX possuíram uma posição mais puxada para o lado do nacionalismo e do liberal.
Assim eles não possuíam a finalidade de acabar com a propriedade privada, já que os próprios acabaram por incentivar a livre concorrência. Lembrando que os liberais querem a não intervenção do Estado na economia. Também foi importante para o crescimento da burguesia.
Espero ter ajudado!