Analise as afirmativas a seguir sobre os conceitos relacionados com a força de atrito e marque a alternativa CORRETA. *
1 ponto
a) O coeficiente de atrito dinâmico é sempre menor que o coeficiente de atrito estático.
b)A força de atrito cinético ou dinâmico atua nos corpo que estão em repouso;
c)A força de atrito é sempre no mesmo sentido da tendência do escorregamento dos corpos;
d)A força de atrito estático atua nos corpos em movimento;
e)A unidade de medida do coeficiente de atrito é o N/m2;
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
RESPOSTA CORRETA - E)
Vamos analisar cada alternativa:
Alternativa A - Ela está correta. O atrito dinâmico é sempre maior que o atrito estático.
O atrito é causado por causa de irregularidades das superfícies. Essas irregularidades permitem que as forças interatômicas surjam. É como se as irregularidades de cada corpo de "encaixassem". Quando o corpo está em repouso, essas forças são maiores do que quando o corpo está em movimento, já que o movimento impede que haja um "encaixe" mais justo.
Alternativa B - Ela está errada. Assim como o nome já diz, cinético ou dinâmico está relacionado ao movimento. Logo esse tipo de atrito age em corpos em movimento e não em repouso.
Alternativa C - Ela está errada. A força de atrito sempre se opõe ao movimento do corpo, afinal ela cria uma dificuldade ao movimento do corpo. Se ela tivesse a mesma direção que o movimento, o corpo ganharia energia ao invés de perdê-la.
Alternativa D - Ela está errada. Assim como na alternativa B o nome já diz, estático, tem a ver com repouso, corpos parados. Logo esse tipo de atrito age em corpos em repouso, fazendo com que seja necessária mais força para induzir um movimento nesse corpo.
Alternativa E - Ela está errada. O coeficiente de atrito é uma grandeza adimensional, ou seja, não possui dimensão. Esse coeficiente é definido como a razão entre duas forças, a força de atrito e a força mínima necessária para induzir movimento em um corpo em repouso (no caso do atrito estático).
Logo a alternativa correta é a alternativa A.