Analise as afirmativas a seguir marcando "V" para as verdadeiras e "F" para as de conteúdo falso, sobre a consciência coletiva na teoria de Émile Durkheim:
( ) A Consciência coletiva na teoria geral sociológica de Durkheim está ligada ao contexto contraditório das classes sociais no capitalismo e a exploração pela mais-valia.
( ) Durkheim afirma que a consciência coletiva é uma entidade sui generis formada não somente pela simples soma das consciências individuais, isto é, pelos indivíduos, mas pela forma como os indivíduos se juntam para formar o corpo social.
( ) A consciência coletiva é formada quando as consciências individuais se fundem de uma determinada maneira que resulta em algo novo, em um novo ser, que a partir de então penetra e molda as consciências individuais e acaba sendo o elemento fundamental para a manutenção da coesão social.
Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas:
a)
V - V - V.
b)
V - V - F.
c)
V - F - F.
d)
F - V - V.
e)
F - F - F.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a
Explicação:O conceito de mais-valia é uma das ideias centrais dos trabalhos de Karl Marx que tratam das formas de organização social sob a perspectiva do “materialismo histórico”, isto é, diante da noção de que a realidade material do indivíduo é a maior responsável pela forma como ele se desenvolve
Os aspectos teóricos elaborados por Émile Durkheim giram em torno dos fatos sociais e de como a sociedade é engendrada (A).
Émile Durkheim, sociólogo francês nascido no século XIX, teoriza sobre o processo social e suas características. Através do seu olhar empírico e experimental, Durkheim cria teorias acerca de como a sociedade funciona e é engendrada.
Sua teoria mais famosa é o Funcionalismo, que afirma que a sociedade funciona como um organismo biológico: caso um determinado "órgão para de funcionar", o corpo estará arruinado. Essa lógica ocorre com a sociedade também: caso um grupo social decaia, a sociedade toda sofre com isso, que é o conceito de anomia.
Para ele, as instituições (família, escola, religião) são ferramentas de socialização e de regulamentação. Elas influenciam na concepção moral dos indivíduos e estabelecem ditames morais e comportamentais aos membros da sociedade.
Link: brainly.com.br/tarefa/17424291