Analise as afirmativas a seguir a respeito do processo de bloqueio à polispermia. I- Para atravessar a corona radiata os espermatozoides liberam algumas enzimas presentes no seu acrossomo para que as células foliculares se distanciem e o espermatozoide possa atingir a zona pelúcida. II- A penetração do espermatozoide ocorre através da liberação de enzimas digestivas presentes no acrossomo. Estas enzimas degradam a zona pelúcida (que é feita de mucopolissacarídeos) e liberam a passagem para o espermatozoide. III- Após a entrada do primeiro espermatozoide, ocorrem mudanças químicas na zona pelúcida de modo que seu mucopolissacarídeo endurece e a entrada de outros espermatozoides fica bloqueada. IV- O espermatozoide lança seu material genético no citoplasma do ovócito 2º, permitindo que este termine seu processo de desenvolvimento. A afirmativa que descreve corretamente o bloqueio à polispermia é:
Soluções para a tarefa
Resposta:
IV
Explicação:
Em uma fertilização polispérmica, ocorre falha na reação cortical (falha na inibição da polispermia). Essa falha pode ocorrer, por exemplo, pela não liberação dos grânulos corticais contendo enzimas e glicosaminoglicanos. Com isso, outros espermatozoides podem ultrapassar a zona pelúcida e fecundar o ovócito secundário.
Fertilizações poli espermáticas, em mamíferos, levam a desenvolvimento anormal do zigoto e, na maioria das vezes, esses zigotos tornam-se inviáveis, levando a abortos espontâneos.
Em alguns casos, a incidência da polispermia aumenta:
Ovócitos imaturos, que podem ainda não ter habilidade de liberar os grânulos corticais;
Ovócitos velhos: possuem menos atividade enzimática, baixa responsividade da zona pelúcida, podem ter degeneração citoplasmática;
Conformação anômala das camadas de matriz da zona;
Grande número de espermatozoides capacitados no sítio de fertilização (não tendo tempo de o ovócito desencadear o sistema de bloqueio);
Condições alteradas no momento da fecundação, como os meios utilizados na fertilização in vitro (FIV).
Resposta:
Apenas a afirmativa III.
Explicação: