Analise as afirmações conforme o utilitarismo de Jeremy Bentham e Stuart Mill. Responda se as afirmações abaixo são Verdadeiras (V) ou Falsas (F)
( ) O prazer sempre gera bem-estar. Por isso nunca não faz sentido abrir mão dele.
( ) Nossos desejos e a satisfação destes são elementos que constituem a nossa individualidade.
( ) Sendo a liberdade fundamental, ela não pode ter limites.
( ) Não há felicidade sem contentamento.
Soluções para a tarefa
O utilitarismo de Jeremy Bentham e Stuart Mill:
( F ) O prazer sempre gera bem-estar. Por isso nunca não faz sentido abrir mão dele.
( V ) Nossos desejos e a satisfação destes são elementos que constituem a nossa individualidade.
( V ) Sendo a liberdade fundamental, ela não pode ter limites.
( V ) Não há felicidade sem contentamento.
O utilitarismo é uma doutrina que tem Jeremy Bentham e John Stuart Mill como os seus principais representantes. Para Bentham a natureza humana é dotada de uma razão capaz de formular cálculos complexos entre prazer e dor, oque inclui a intensidade, proximidade, longinquidade, etc.
O bem só pode derivar das sensações agradáveis -"prazer" e o mal das sensações desagradáveis - "dor". Portanto, as noções de bondade e maldade são apenas modificações do sujeito que sente o prazer ou a dor.
Para Mill, ao contrário, a natureza humana é mais complexa. Ela é composta, de leis da mente e da tese hedonista: os indivíduos buscam prazer e evitam a dor.
Entende a tese hedonista, com o fato dos indivíduos, por natureza, agirem por hábito, possuindo faculdades elevadas das quais derivam prazeres de qualidade superior e possuem a capacidade de se transformar ao longo do tempo.
Essas características da natureza humana do indivíduo, permitem converter um princípio de utilidade mais complexo que prescreve que é correto buscar o prazer e fugir da dor como característica central, mas que ressalta que mais elementos precisam ser considerados para que se compreenda a busca do prazer ou a busca da felicidade.
Bons estudos!