Analise as afirmações abaixo quanto à sua veracidade, considerando-as verdadeiras (V) ou falsas (F).
I - Durante o século XIX, a escravidão africana atingiu seu ponto máximo no Brasil. De 1801 até meados do século, estima-se que o tráfico negreiro tenha trazido ao país cerca de 1,7 milhão de africanos (KLEIN, 1987, p. 58). Isso corresponde a 42% de todos os africanos obrigados a vir para o país desde o início do comércio negreiro no século XVI. Nesse contexto, surgiram várias revoltas que lutaram pela liberdade dos escravos.
II - Em 1872, no final do período imperial, os bispos D. Vital (Olinda) e D. Macedo Costa (Belém do Pará) resolveram colocar em prática as normas estabelecidas pelo Papa Pio IX: punir os membros da Igreja que apoiavam ou pertenciam à maçonaria. D. Pedro II, imperador do Brasil, influenciado pela maçonaria, solicitou aos bispos que suspendessem as punições.
III – A Lei Eusébio de Queirós (1850) aboliu o tráfico negreiro no Brasil. Foi promulgada devido a pressões externas da Inglaterra. O país europeu era uma potência moderna capitalista e estava interessado na libertação dos escravos, pois isso proporcionar-lhe-ia a liberação de enormes quantias de capital imobilizadas com a escravidão.
IV - Alguns dos objetivos dos revoltosos da Revolta da Praieira eram estes: voto livre e universal; liberdade de imprensa; garantia de trabalho para o cidadão brasileiro; extinção do poder Moderador; exercício do comércio a varejo só para os brasileiros; garantia dos direitos individuais do cidadão; estabelecimento da federação.
As assertivas I, II, III, IV são, respectivamente,
a.
V, V, V, F
b.
V, V, V, V
c.
F, F, F, F
d.
V, F, V, F
e.
F, V, V, F
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Resposta:
Alternativa correta é a B.
Explicação:
Respondido por
3
Resposta:
De acordo com os textos disponibilizados todas as afirmações são verdadeiras. Neste caso item B.
Explicação:
Perguntas interessantes
Lógica,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Português,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
História,
10 meses atrás
Artes,
10 meses atrás