Filosofia, perguntado por leticiaBARBOSA30, 11 meses atrás

. Analise as afirmações a seguir e assinale aquela que se relaciona à prática da vivência da tolerância religiosa:

a) O estudo dos diferentes personagens da história das religiões apenas serve para confundir e semear a discórdia entre os fiéis – motivo pelo qual o melhor exercício de tolerância é o dever de cada um de cuidar de si, ou seja, quanto menos misturar as pessoas e crenças, melhor para cada um.

b) O estudo dos diferentes personagens da história das religiões pode contribuir para a reflexão das práticas atuais nas distintas tradições religiosas, mas isso necessariamente ofende ou viola as crenças, os ritos e as práticas individuais e coletivas de cada grupo, e aprofunda o vínculo entre o fiel e seu sistema de crenças.

c) O estudo dos diferentes personagens da história das religiões pode contribuir para a reflexão das práticas atuais nas distintas tradições religiosas, mas deve sempre apenas servir para demonstrar como as outras crenças são necessariamente inferiores e insignificantes se comparadas com aquelas de nossa própria tradição.

d) O estudo dos diferentes personagens da história das religiões não contribui para a reflexão das práticas atuais nas distintas tradições religiosas, pois isso necessariamente ofende ou viola as crenças, os ritos e as práticas individuais e coletivas de um grupo, podendo, inclusive, colaborar para desfazer o vínculo entre o fiel e seu sistema de crenças.

e) O estudo dos diferentes personagens da história das religiões pode contribuir para a reflexão das práticas atuais nas distintas tradições religiosas, sem que isso necessariamente ofenda ou viole as crenças, os ritos e as práticas individuais e coletivas de cada grupo, podendo, inclusive, colaborar para aprofundar o vínculo entre o fiel e seu sistema de crenças.
2. Assinale a opção correta:

a) A força de um sistema de crenças, como o cristianismo ou qualquer outra religião, está nos valores metafísicos que o sustentam. Essa é a principal razão para explicar como um movimento que envolvia poucos homens há 20 séculos, hoje, soma mais de 2,8 bilhões de pessoas no mundo, conforme o site Pew Research Center.

b) A força de um sistema de crenças, como o cristianismo ou qualquer outra religião, está no controle do comportamento coletivo, com base em sanções físicas e simbólicas. Essa é a principal razão para explicar como um movimento que envolvia poucos homens há 20 séculos, hoje, soma mais de 2,8 bilhões de pessoas no mundo, conforme o site Pew Research Center.

c) A força de um sistema de crenças, como o cristianismo ou qualquer outra religião, está na capacidade de conquistar espaços de poder ou agentes poderosos para suas fileiras. Essa é a principal razão para explicar como um movimento que envolvia poucos homens há 20 séculos, hoje, soma mais de 2,8 bilhões de pessoas no mundo, conforme o site Pew Research Center.

d) A força de um sistema de crenças, como o cristianismo ou qualquer outra religião, está na manipulação da ingenuidade das pessoas para acreditarem em seres e acontecimentos extraordinários. Essa é a principal razão para explicar como um movimento que envolvia poucos homens há 20 séculos, hoje, soma mais de 2,8 bilhões de pessoas no mundo, conforme o site Pew Research Center.

e) A força de um sistema de crenças, como o cristianismo ou qualquer outra religião, está na capacidade de acumular terras e propriedades, e de obter poder e influência, possibilitada pela riqueza material. Essa é a principal razão para explicar como um movimento que envolvia poucos homens há 20 séculos, hoje, soma mais de 2,8 bilhões de pessoas no mundo, conforme o site Pew Research Center.

Soluções para a tarefa

Respondido por Cacca
3

Resposta:

e) O estudo dos diferentes personagens da história das religiões pode contribuir para a reflexão das práticas atuais nas distintas tradições religiosas, sem que isso necessariamente ofenda ou viole as crenças, os ritos e as práticas individuais e coletivas de cada grupo, podendo, inclusive, colaborar para aprofundar o vínculo entre o fiel e seu sistema de crenças

a) A força de um sistema de crenças, como o cristianismo ou qualquer outra religião, está nos valores metafísicos que o sustentam. Essa é a principal razão para explicar como um movimento que envolvia poucos homens há 20 séculos, hoje, soma mais de 2,8 bilhões de pessoas no mundo, conforme o site Pew Research Center.

Explicação:

Há possibilidade de convivência harmoniosa e respeitosa entre os sistemas de crenças diferentes.

O sistema de valores metafísicos do cristianismo explica sua longevidade e expansão.

Respondido por cidoprotazio
3

As afirmações que se relacionam à vivencia da tolerância religiosa são, respectivamente, a letra (e) na questão 1, e a letra (a) na questão 2.  

Estudar as diversidades presentes nas religiões contribui nas práticas atuais das mesmas. Isso pode acontecer sem ofender e/ou violar a crença de cada grupo.

A força que envolve cada religião está nos valores metafísicos que a sustenta.

Sobre a tolerância religiosa:

  • Trata-se da prática que garante ao homem, o direito à liberdade de crença;
  • Garante que as pessoas exerçam a sua de maneira livre;
  • Um dos caminhos do progresso da humanidade em busca da paz.

Mais sobre tolerância religiosa: https://brainly.com.br/tarefa/485131

Anexos:
Perguntas interessantes