Analise a situação hipotética:
A empresa Real Fire, especializada em produção de lareiras externas sem emissão de fumaça, deparou-se com o isolamento social exigido a partir de março/2020 no Brasil. Essa é uma empresa de grande porte que além de comercializar, produz as lareiras. As áreas são divididas no campo fabril e administrativo. Para a empresa, na figura do gestor de RH, estava claro que a área administrativa entraria em trabalho remoto, enquanto que as fábricas adotariam o regime de revezamento de horários e dias de trabalho.
Para a diretoria, esta solução poderia resultar em perda de comando e controle, afinal, como garantir que todos fariam o seu trabalho e que a fábrica conseguiria dar conta da demanda de entrega dos pedidos? Assim, algumas medidas precisaram ser tomadas, tais como: suspensão do contrato de trabalho dos funcionários mais novos, férias para os mais antigos e um PDV para aqueles que gostariam de aproveitar a oportunidade para se desligar da empresa. Porém, os funcionários da área administrativa seriam colocados em trabalho remoto e, posteriormente, uma nova avaliação seria feita sobre o andamento do trabalho. As medidas foram anunciadas aos gestores que deveriam comunicar aos seus colaboradores da decisão que tomaram a respeito de cada um deles.
Com o intuito de “acompanhar” o trabalho das pessoas à distância, a empresa instalou aplicativos que mostravam o tempo de trabalho e a localização das pessoas. Ninguém questionou essa medida. Mas com o passar do tempo, a empresa viu cair a sua carteira de clientes, a falta de cumprimento de prazos e seu caixa despencando. Assim, novas ações foram implementadas – demissão de 30% do quadro de funcionários.
Frente a tudo isso, a diretoria decidiu solicitar à você uma consultoria para ajudá-los a pensar sobre o que estava ocorrendo e como poderiam encontrar algumas saídas para essa situação. Logicamente, era um período de “cintos apertados” e a empresa sugeriu que você fizesse uma análise do que poderia estar ocorrendo e uma proposta de trabalho. Se acreditassem que poderia dar certo, haveria a contratação, caso contrário, essa análise seria “probono”. Você aceitou o desafio e como primeira medida, iniciou entrevistas com os gerentes, os quais trouxeram os seguintes dados:
1) O contato com os colaboradores era totalmente virtual, eram horas em frente ao computador com várias reuniões ao dia.
2) Sentiam-se perdidos e pouco confiantes de que a comunicação estava sendo entendida, pois as entregas não estavam com a mesma qualidade e foco de antes.
3) Havia queixas sobre a maneira de fazer a gestão a distância.
4) Havia a preocupação com seus empregos e como manteriam suas famílias em um período em que o plano de saúde era fundamental, assim como o dinheiro para manter suas famílias.
5) Através dos aplicativos tinham uma noção do quanto seu colaborador estava dedicado ao trabalho, mas com o advento da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) isso se tornou impossível.
6) Alguns gerentes percebiam que seus colaboradores e eles mesmos não tinham um espaço adequado para trabalhar em casa, e a internet precisava ser dividida com o trabalho do cônjuge e a escola das crianças.
7) As outras demandas da casa também absorviam tempo e energia: cuidar da casa, alimentação, crianças em turno inverso dentro de casa e a preocupação com seus pais e familiares em risco.
8) Sensação de estar fazendo muito e entregando pouco.
9) Estão todos apreensivos com as demissões e perdas de clientes – alguns conflitos já começam a aparecer.
Após essas constatações, você vai precisar entregar um relatório com suas percepções de diagnóstico e indicações de ações. Pois então, qual é o conteúdo desse relatório?
Para realizar essa atividade, preencha o quadro disponível no formulário padrão. Acesse o material da disciplina e faça o download.
RELATÓRIO DIAGNÓSTICO EMPRESA REAL FIRE
DEMANDA DO CLIENTE
HIPÓTESES DO PROBLEMA
AÇÕES DIAGNÓSTICAS
RESULTADOS QUANTITATIVOS (se houver)
RESULTADOS QUALITATIVOS (entrevistas)
INTERPRETAÇÕES
CONSIDERAÇÕES FINAIS
PLANO DE AÇÃO
Soluções para a tarefa
Pela análise do exposto no exercício, pode-se concluir que a hipotética empresa de lareiras Real Fire enfrentou problemas ao virtualizar a administração, não tendo encontrado a melhor solução ao transpor fluxos para um modelo híbrido ou remoto.
Sugestões são adotar uma equipe gerencial mínima em regime presencial ou adaptar o processo para um modelo nativamente híbrido ou digital. Abaixo, sugestão de apontamentos para relatório.
Relatório diagnóstico sobre a empresa Real Fire
Detalhamento da análise em formato de relatório:
- Demanda do cliente. Diagnóstico sobre possíveis origens para queda nas entregas, problemas de cumprimento de prazos e diminuição na carteira de clientes.
- Hipóteses para o problema. Transposição de gestão administrativa para sistema remoto ou híbrido manteve rotinas no padrão presencial, sem que tivesse sido adotado um sistema de fluxo adequado para gerenciar trabalho à distância.
- Ações diagnósticas. Gerentes relatam processo demorado de interação e resultados abaixo do esperado. Relato de problemas de acesso doméstico. Dificuldade com sistema após LGPD.
- Resultados quantitativos. Retração na carteira de clientes quantificável. Queda no faturamento e ação administrativa com contingenciamento de folha de pagamento igualmente quantificáveis.
- Resultados qualitativos. Relatos apontam que transição para trabalho remoto produziu insegurança, coincidindo com a origem dos atrasos e perda de clientes em carteira. Ajustes subsequentes para controle acentuaram insegurança.
- Interpretações. Houve remanejo emergencial de gerências administrativas para regime remoto, ao mesmo tempo que equipes fabris seguiram presenciais. A mediação tecnológica entre esses dois polos da organização não funcionou.
- Considerações finais. Assim como outras organizações, a Real Fire enfrentou o problema de virtualizar parte de seus processos em curto espaço de tempo, sem que tenha sido possível redesenhar o fluxo para um sistema eletrônico à distância.
Como plano de ação, sugere-se que a administração da Real Fire opte por um dos cenários abaixo:
- Reverter fluxo gerencial e produtivo para o modelo presencial. Realizar estudo diagnóstico sobre viabilidade disso, tendo em vista que houve reajustes recentes e que o modelo anterior talvez não seja mais aplicável.
- Trazer parte da equipe gerencial de volta ao regime presencial. O objetivo é que esse grupo funcione suprindo a intermediação entre os gestores e a produção que não foi possível obter virtualmente.
- Investir em um sistema nativamente digital para gestão, com adoção de ferramentas de workflow e sistema de informação gerencial. Pode ser preciso subsidiar ou fornecer a estrutura de acesso aos colaboradores remotos.
Continue aprendendo sobre diagnóstico organizacional aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/12096100
https://brainly.com.br/tarefa/17163774
https://brainly.com.br/tarefa/34786379
#SPJ1