Analise a situação a seguir:
A empresa Alfa, após pesquisa de clima e avaliação de desempenho, constatou significativa queda na produtividade e elevação da insatisfação dos colaboradores em relação à organização. O resultado da pesquisa de clima, bastante preocupante, apontou para desaprovação do estilo de gestão, que, segundo os colaboradores, era amadora e desqualificada. Foi então que a diretoria da Alfa solicitou ao departamento de gestão de pessoas que fosse providenciado um ciclo de coaching aos gerentes. Por um período de seis meses, os gerentes todos da organização tiveram a oportunidade de desenvolver as competências comportamentais. O departamento de gestão de pessoas monitorava, junto à equipe de coaching, presença e participação dos gerentes. No ano seguinte, a empresa rodou novamente a avaliação de desempenho e da pesquisa de clima. O resultado foi bastante diferente. Tanto a avaliação e desempenho quanto o a pesquisa de clima em relação à satisfação dos colaboradores foi sensivelmente elevada. Ao final do processo, o departamento de gestão de pessoas solicitou a cada gerente que realizasse uma avaliação das sessões de coaching, no sentido de relatar os avanços e competências que julgavam ter desenvolvido.
Considerando a situação apresentada e os conteúdos da disciplina, avalie as afirmações:
I – O caso apresentado ilustra o papel das avaliações e do monitoramento realizado pelo constante contato do departamento de gestão de pessoas tanto com a equipe de coaches quanto com a equipe de gerentes.
II – Ao monitorar a frequência e o desenvolvimento de cada gerente, a equipe de gestão de pessoas poderia ter identificado a necessidade de conectar o gerente ao comprometimento com o processo de desenvolvimento de competências.
III - Caso o monitoramento evidencie a necessidade de alterações os gestores devem seguir apenas o que foi planejado.